Lando Norris conquista 'pole' no Grande Prémio do Mónaco

Piloto britânico da McLaren bateu o recorde da pista de Monte Carlo nos últimos instantes da qualificação. Hamilton penalizado em três lugares na grelha por obstrução a Verstappen

Lando Norris conquistou pole position para o Grande Prémio do Mónaco. Quando tudo parecia crer que o melhor tempo da qualificação pertenceria ao herói local, Charles Leclerc, na derradeira passagem pela bandeira axadrezada o britânico da McLaren destronou o piloto menogasco da Ferrari ao estabelecer o recorde absoluto da pista de Monte Carlo em vertiginosos 1.09,954 minutos, batendo-o por 0,109 segundos.

 Norris foi o primeiro piloto da história a rodar abaixo dos 70 segundos na icónica pista monegasca, conquistando a primeira pole para a McLaren no principado desde 2007, ano em que o espanhol Fernando Alonso garantiu o primeiro lugar da grelha com... 1.15,726 minutos. 

Após o sucesso, Lando Norris respirou de alívio. «Já não chegava lá há algum tempo, por isso sinto-me bem», desabafou o britânico. «Talvez não percebam o quão bom é esta pole, depois de tantas dificuldades nos últimos meses. E ainda mais especial, por ser aqui no Mónaco, um sítio lindo e provavelmente a pista mais difícil para enfrentar o herói local [referindo-se ao monegasco Charles Leclerc]». «Estou muito orgulhoso por toda a equipa, trabalhámos muito esta semana e nos últimos meses para chegar a um dia como este», rejubilou o piloto da McLaren. 

Na terceira posição da grelha de partida para a corrida de domingo (14h00) arrancará o australiano Oscar Piastri (McLaren), que gastou mais 0,175 segundos do que o companheiro de equipa Norris.  

Lewis Hamilton (Ferrari), que demorou mais 0,253 s do que o pole position, no quarto lugar, foi penalizado em três posições na grelha, descendo à sétima, depois de os comissários terem determinado que o britânico prejudicou Max Verstappen durante a Q1.

O castigo ao heptacampeão promoveu o neerlandês à quarta posição, e Isack Hadjar (Racing Bulls) e Fernando Alonso (Aston Martin) às seguintes. 

Dia mau para a Mercedes, em que Kimi Antonelli bateu à saída da chicane do túnel na fase final da Q1 e não pôde continuar, ficando na 15.ª posição, e na Q2 foi a vez de George Russell ficar parado no túnel com uma avaria elétrica, sem ter registado um tempo por volta, arrancará no 14.º lugar, a primeira vez que o britânico não disputou a Q3 esta temporada.