Garrafa amarela atirada a Van der Poel
Garrafa amarela atirada a Van der Poel

Lançou garrafa à cara de Van der Poel na Paris-Roubaix: «Foi estúpido, tinha bebido»

Belga de 28 anos disse que ataque não foi planeado

O homem que lançou uma garrafa de água à cara do neerlandês Mathieu van der Poel durante a Paris-Roubaix 2025 pediu desculpa por escrito. 

De acordo com o jornal belga Het Laatse Nieuws, o espectador, que permanece anónimo, mandou uma carta ao corredor a desculpar-se e falou ao jornal por e-mail através do seu advogado.  

Na sua mensagem, o jovem de 28 anos, que se entregou à polícia, admitiu que tinha «bebido muito» durante o dia e acabou por ter um «gesto estúpido», nem sequer planeado.

«Estou muito aliviado e feliz por ele ter cruzado a meta em primeiro lugar no domingo, apesar do meu gesto estúpido. Mas, ao mesmo tempo, apercebo-me que tenho de pedir desculpa a todos os corredores e adeptos da corrida», escreveu o belga. 

«Aquela garrafa estava por ali na relva, alguém a deitou fora na corrida anterior. Peguei no bidão e atirei-o quando ele passou, sem pensar. Passado meio segundo, apercebi-me da estupidez e do perigo que era. Há vário dias que me sinto muito envergonhado», prosseguiu. 

Passado meio segundo, apercebi-me da estupidez e do perigo que era. Há vário dias que me sinto muito envergonhado

Queixa e indignação

A equipa Alpecin-Deceuninck anunciou, entretanto, que vai apresentar uma queixa contra o espectador e o Ministério Público de Lille também abriu um inquérito sobre o incidente, que ocorreu a cerca de 33 quilómetros da chegada a Roubaix. 

«É inaceitável. Era uma garrafa cheia, pesava meio quilo e eu estava a pedalar a 40 km/h. Foi como levar com uma pedra na cara. Doeu-me imenso. Espero que consigamos identificar o espetador e tomar medidas legais», disse Van der Poel no domingo. 

Sugestão de vídeo: