Kelly Slater convidado para o CT 2024
Kelly Slater, 11 vezes campeão do mundo, recebeu um dos dois wildcards (convites) de temporada da WSL (World Surf League) para o Championship Tour (CT) 2024, circuito que conta com a presença de Frederico Morais, único português em prova.
Aos 51 anos (fará 52 a 11 de fevereiro, na véspera da 2.ª etapa do Championship Tour, o CT, em Sunset, Havai), Slater completará a 31.ª temporada nos circuitos de elite do surf mundial (ASP e WSL).
Iniciou a caminhada profissional em 1990, foi campeão, pela primeira vez em 1992, o mais novo da história do surf mundial, a última em 2011, o mais velho a consegui-lo, tendo interrompido a carreira entre 1999 e 2002.
Vencedor de 56 etapas no CT, a última no Billabong Pro Pipeline (2022), na véspera de celebrar meio século de vida, o norte-americano caiu no cut na temporada passada, tendo, ao abrigo dos regulamentos da WSL, sido habilitado a competir e a pontuar na segunda parte da temporada.
Desde abril que Slater, o GOAT (Greatest Of All Time, em português o maior de todos os tempos), sabia que iria receber o convite da WSL para pisar, pelo menos, as cinco primeiras etapas (antes do corte de meio da temporada), de nove, do circuito mundial de 2024.
A decisão foi tornada oficial, entretanto, após publicação por parte da Liga Mundial de Surf dos nomes que integram o CT, num total de 54, 36 masculinos e 18 femininos.
O brasileiro Miguel Pupo, Johanne Defay (França) e a costarriquenha Brisa Hennesy receberem igualmente wildcards para o circuito mundial. Com o estatuto de suplentes (papel atribuído no ano passado a Teresa Bonvalot) está Luana Silva (Brasil) e o marroquino Ramzi Boukhiam.