A competição de surf em Paris-2024 deveria decorrer em Teahupo'o, entre 27 e 30 de julho (IMAGO)

Kelly Slater convidado para o CT 2024

Aos 52 anos, o 11 vezes campeão mundial recebeu 'wild card' da WSL. Competirá ao lado de, entre outros, Frederico Morais

Kelly Slater, 11 vezes campeão do mundo, recebeu um dos dois wildcards (convites) de temporada da WSL (World Surf League) para o Championship Tour (CT) 2024, circuito que conta com a presença de Frederico Morais, único português em prova.

Aos 51 anos (fará 52 a 11 de fevereiro, na véspera da 2.ª etapa do Championship Tour, o CT, em Sunset, Havai), Slater completará a 31.ª temporada nos circuitos de elite do surf mundial (ASP e WSL).

Iniciou a caminhada profissional em 1990, foi campeão, pela primeira vez em 1992, o mais novo da história do surf mundial, a última em 2011, o mais velho a consegui-lo, tendo interrompido a carreira entre 1999 e 2002.

Vencedor de 56 etapas no CT, a última no Billabong Pro Pipeline (2022), na véspera de celebrar meio século de vida, o norte-americano caiu no cut na temporada passada, tendo, ao abrigo dos regulamentos da WSL, sido habilitado a competir e a pontuar na segunda parte da temporada.

Desde abril que Slater, o GOAT (Greatest Of All Time, em português o maior de todos os tempos), sabia que iria receber o convite da WSL para pisar, pelo menos, as cinco primeiras etapas (antes do corte de meio da temporada), de nove, do circuito mundial de 2024.

A decisão foi tornada oficial, entretanto, após publicação por parte da Liga Mundial de Surf dos nomes que integram o CT, num total de 54, 36 masculinos e 18 femininos.

O brasileiro Miguel Pupo, Johanne Defay (França) e a costarriquenha Brisa Hennesy receberem igualmente wildcards para o circuito mundial. Com o estatuto de suplentes (papel atribuído no ano passado a Teresa Bonvalot) está Luana Silva (Brasil) e o marroquino Ramzi Boukhiam.