Tahirys Dos Santos, que tem nacionalidade francesa e cabo-verdiana, foi um dos feridos do incêndio em bar na Suíça - Tahirys Dos Santos/Instagram
Tahirys Dos Santos, que tem nacionalidade francesa e cabo-verdiana, foi um dos feridos do incêndio em bar na Suíça - Tahirys Dos Santos/Instagram

Jovem do Metz recupera de trágico incêndio: «Após semanas difíceis e um transplante...»

Tahirys Dos Santos, que tem nacionalidade francesa e cabo-verdiana, foi um dos feridos do incêndio em bar na Suíça

Tahirys Dos Santos, futebolista de 19 anos que sofreu queimaduras em 30 por cento do corpo, anunciou esta sexta-feira no Instagram ter sido submetido a um primeiro enxerto de pele. Embora admita que «o caminho ainda é longo», o jovem defesa do Metz, que tem nacionalidade francesa e cabo-verdiana, mostra-se confiante quanto ao futuro. Na noite de Ano Novo, o futebolista encontrava-se num bar em Crans-Montana (Suíça), que foi devastado por um incêndio. A tragédia resultou na morte de 40 pessoas e em 116 feridos, entre os quais se encontrava Tahirys Dos Santos.

«Hoje, após semanas difíceis e um transplante recente, estou melhor. O caminho ainda é longo, mas olho para a frente com confiança e determinação. Obrigado a todos aqueles que me apoiaram. O futuro espera-me», escreveu Tahirys dos Santos.

Mensagem de Tahirys Dos Santos nas redes sociais
Mensagem de Tahirys Dos Santos nas redes sociais

O seu agente, Christophe Hutteau, partilhou uma mensagem no Facebook, esclarecendo que o jovem continua internado na unidade de queimados do Hospital Mercy, em Metz: «A recuperação será longa, mas ele vai voltar aos relvados e ao futebol profissional no Metz.»

Com queimaduras em 30% do corpo, nomeadamente na parte de trás do crânio, o jovem jogador foi inicialmente hospitalizado em Sion, na Suíça, e depois transferido para Estugarda, na Alemanha, antes de chegar a Metz a 7 de janeiro.

Tahirys Dos Santos encontrava-se no primeiro andar do bar quando o incêndio deflagrou. Conseguiu sair do estabelecimento, mas regressou ao interior para procurar a namorada, que tinha ficado para trás.