José Gomes, marcou o golo do Nacional no empate (1-1) com o Estrela da Amadora. - Foto: FILIPE AMORIM/LUSA
José Gomes, marcou o golo do Nacional no empate (1-1) com o Estrela da Amadora. - Foto: FILIPE AMORIM/LUSA

José Gomes e os jogos com o SC Braga e o Benfica: «Queremos ganhar»

Lateral vê o Nacional com qualidade para bater o pé aos grandes. Feliz na Madeira, contudo ambiciona jogar no estrangeiro em campeonatos mais apetecíveis financeiramente, para poder ajudar a família

2025/26 tem dado continuidade ao nível que José Gomes tem demonstrado desde que ingressou no Nacional, em 2021/22. O defesa reconhece o bom momento que atravessa, tal como a equipa madeirense que, garante, vai fazer tudo para tentar vencer o SC Braga, para a Taça de Portugal, e o Benfica, para a Liga, os jogos que se seguem a esta pausa competitiva.

«A paragem vem numa boa altura, para recuperar. Tivemos alguns jogos em que mentalmente foram difíceis de gerir. É importante para o grupo recuperar a nível físico, mas também mental. Da maneira como empatamos e perdemos mexe connosco e é importante descansar», afirmou sobre a paragem nos campeonatos.

A confiança depois da pausa é absoluta, validada pela qualidade nas exibições e nos resultados obtidos até agora. «Para quem tem visto os nossos jogos, sabe que temos jogado bem e feito jogos fantásticos. Temos de continuar todos confiantes por aquilo que temos vindo a fazer, uma boa época até agora. Obviamente poderíamos ter pontuado mais, mas também há coisas que não conseguimos controlar…»

Porém, tem sido mais difícil vencer na Choupana, ao contrário dos desafios fora de portas. «Se formos a ver os jogos, são situações distintas. Contra o Gil Vicente fomos superiores e perdemos, com o Arouca, igual, com o Famalicão fizemos um jogo fantástico e infelizmente acabámos com menos um e fomos atrás do resultado e também fomos superiores. Tem acontecido sempre coisas diferentes do que nos jogos fora, mas estamos todos focados e queremos ganhar em casa. Depois do jogo da Taça de Portugal [em Braga], temos o jogo com o Benfica, que é um grande, e queremos ganhar», apontou José Gomes, que na jornada anterior marcou o golo do Nacional, no empate (1-1) na Amadora.

O SC Braga, a quem o Nacional venceu (1-0) para o campeonato, é o adversário que se segue, antes do Benfica, para a Liga. «São dois jogos contra equipas grandes. O SC Braga, para a Taça de Portugal, quer ganhar a competição, mas nós também queremos chegar o mais longe possível. Vai ser como no campeonato, um jogo bem disputado. Vantagem por termos ganho em Braga? Ou uma desvantagem, eles podem querer a vingança… Acredito que vai ser um bom jogo, entre duas equipas que encaixam bem uma na outra», disse sobre o encontro agendado para o dia 23 (17h30), em Braga.

José Gomes já efetuou 116 jogos pelo Nacional e sente que tem melhorado todos os anos. «Só quero continuar a fazer aquilo que tenho vindo a fazer. Nos últimos três anos, tenho mostrado o meu nível. Quando subimos, também acho que fiz uma época boa. No ano passado, em que me estreei na Liga, penso que foi a melhor da minha carreira e este ano estou a dar continuidade a esse nível. Mas quero melhorar, porque acho que consigo muito mais», afirmou, em jeito de balanço.

Aos 29 anos, o esquerdino está feliz na Madeira, mas ainda tem a ambição de jogar no estrageiro: «Sim, tal como qualquer pessoa. Eu amo o futebol, mas isto é o meu trabalho e quero ver a minha vida e a da minha família melhorada e se não for em Portugal, que seja lá fora. Mas estou feliz aqui. É um objetivo que tenho, se for a curto prazo [em janeiro], tudo bem, se não for, tudo bem na mesma, estou feliz aqui.»

«Quando era miúdo tinha o objetivo de chegar à 1.ª Liga, ou à Liga espanhola. Agora não, o objetivo é ajudar a minha família. Sabemos que a carreira do futebol é curta e obviamente quero dar-lhes o melhor. Neste momento a minha carreira está mais perto do fim, esses objetivos que tinha ainda estão cá e se acontecerem, fico muito contente. Obviamente que agora o objetivo é a nível financeiro e não tenho de o esconder», acrescentou, sobre a possibilidade de atuar num campeonato mais atrativo do ponto de vista financeiro.