Jornalista d'A BOLA distinguido nos prémios 'Desporto com Ética'
A reportagem O milagre do futebol na vida de Kyryl, da autoria do jornalista d'A BOLA Fernando Urbano, foi distinguida nos prémios Desporto com Ética 2024 entregues pelo Instituto Português da Juventude.
A peça produzida durante o Euro 2024 sobre a história do rapaz ucraniano de 13 anos Kyryl Vidkovska, que pintou um jogo imaginário na parede do abrigo onde a família estava após a invasão russa em 2022, recebeu o terceiro prémio na categoria relativa a imprensa desportiva e/ou generalista.
Após terem sido forçados a abandonar a casa onde viviiam na região de Chernihiv, junto à fronteira com a Bielorússia, a família Vidkovska foi colocada pelas tropas russas em cativeiro numa escola, durante 28 dias. Após praticamente um mês sem grandes condições de vida e sob a ameaça dos invasores que ocupavam as casas dos ucranianos em fuga, a Alemanha foi o destino dos protagonistas desta história.
Já na Alemanha, onde vivem desde 2022, Ksennia e Kyryl Vidkovska contam a história de uma família deslocada pela guerra, cujo filho não se esqueceu do futebol, mesmo nos tempos mais sombrios. A seleção ucraniana tomou conhecimento da história do rapaz de 13 anos, convidou-o a assistir ao encontro frente à Bélgica, a contar para a terceira jornada do Campeonato da Europa de 2024 e recebeu-o no hotel onde estava concentrada.
Lista completa de premiados na categoria relativa a Imprensa Desportiva e/ou Generalista:
1º Prémio
Título: "O rival caiu e Leitão diz que preferiu esperar. Não queria um ouro assim"
Autor: Diogo Cardoso Oliveira
Publicado em: jornal "Público"
2º Prémio
Título: "Um novo muro em Berlim: o choque entre clubes judeus e árabes na capital do Euro 2024"
Autor: Tiago Carrasco
Publicado em: jornal "Expresso"
3º Prémio
Título: "O milagre do futebol na vida de Kyryl"
Autor: Fernando Urbano
Publicado em: jornal "A BOLA"
Menção Honrosa:
"Ser mãe não deveria significar um castigo desportivo”: as tenistas querem ter licenças de maternidade pagas", da autoria de Pedro Barata e publicado no jornal "Expresso"