Jorge Fonseca, lesionado, não combate hoje na Áustria
O antigo bicampeão do mundo Jorge Fonseca (-100 kg) lesionou-se e nem viajou para a Áustria.
Depois de Taís Pina (-70 kg), Bárbara Timo (-70 kg) e Otari Kvantidze (-73 kg) também não terem conseguido chegar aos combates pela medalhas no segundo dia do Grand Prix da Áustria, o bronze olímpico do Sporting que, em fevereiro, no arranque do Circuito Mundial, havia ficado a uma vitória do pódio no Grand Slam de Paris era a última esperança para a conquista de uma medalha nesta quarta etapa do Circuito.
Só que, ainda no sábado, o seu nome apareceu cortado no quadro da prova na respectiva categoria. Segundo A BOLA apurou, Fonseca, de 32 anos, nem chegou a viajar para Linz, onde decorre a competição devido a ter-se lesionado muscularmente numa coxa durante o último treino no Sporting.
Como era o último a viajar para a Áustria, quando se confirmou a lesão, o sorteio já havia sido efetuado (quinta-feira) e não deu tempo para retirar o nome da lista de participantes dos -100 kg, onde até tinha um bom sorteio. Tendo ficado isento da ronda inaugural, nos oitavos de final Jorge (6.º do ranking mundial) teria pela frente o vencedor do confronto entre o romeno Eduard Serban (266.º) e o eslovaco Benjamin Mataseje (105.º).
A próxima prova é o Grand Slam de Tbilisi, entre 21 e 23 de março, e resta saber se Fonseca tinha a ida à Geórgia no seu plano de preparação para o Europeu de Podgorica, no Montenegro (23 a 27 de abril) e se conseguirá recuperar a tempo.
Quando ao sábado, tal como acontecera com Miguel Gago (-66 kg) na véspera, primeiro dia da prova, oitavos de final foi o máximo que os judocas nacionais lograram alcançar na Áustria, através de Otari Kvantidze (-73 kg) e Taís Pina (-70 kg)
Isento da 1.º ronda, Kvantidze (60.º) ainda superou o israelita Yehonatan Elbaz (114.º) com um yuko, mas depois perdeu frente ao checo Chusniddin Karimov – chegou ao bronze – igualmente pela pontuação mínima, a 43s do fim.
No sector feminino, Taís (18.ª) resolveu a primeira luta com a irlandesa Rachel Hawkes (80.ª) através de um ippon antes do cronómetro baixar aos derradeiros 60s, mas depois viu-se, surpreendentemente, afastada da prova contra a libanesa Aqulina Chayeb (197.ª) por wazari.
Por fim, na sua primeira competição no Circuito Mundial em 2025, Bárbara Timo (153.ª), que regressou aos -70 kg depois de ter ido aos Jogos de Paris2024 em -63 kg, foi derrotada pela sueca Ida Eriksson (26.ª) com um yuko a 5s do fim do combate da 1.ª ronda.