João Mário prepara-se para iniciar a sua quarta época no Benfica (Foto: Miguel Nunes)

João Mário: «Aprendemos com a época passada que não chega jogar bem»

A lição que vai estar na mente da equipa do Benfica para 2024/2025. «Temos um plantel bastante jovem, de grande qualidade e com muita vontade de ganhar títulos», observou o médio, em conversa com Carlos Manuel na BPlay

João Mário não precisa de lições sobre a exigência no Benfica. Pelo contrário, é ele quem passa essa mensagem aos mais novos que chegam ao clube e os episódios da época passada estão frescos na memória. «Todos os anos somos candidatos a tudo, e só há uma mentalidade, que é vencer, vencer, vencer, porque é uma obrigação. Aprendemos com a época passada que não chega jogar bem, não chega ganhar uma vez, não chega ganhar a Supertaça, tens de ganhar e competir sempre até ao final», disse o médio dos encarnados, em conversa com Carlos Manuel, antigo jogador das águias, no programa Mística a Dois, na BPlay.

«No Estádio da Luz, o bom não chega. Então, convém que se vá passando uma mensagem a quem chega que temos de andar sempre no limite. Temos de ir além dos limites, porque o nosso adepto – seja qual ele for, porque tenho respeito por todos os adeptos, toda a gente na equipa tem esse respeito – é de exigência, então não adianta cultivarmos uma mensagem de que o bom chega. Não. Temos de estar próximos de valores excelentes, e essa é a mensagem que tento passar muito», acrescentou, narrando um exemplo: «Lembro-me que o primeiro feedback que tive de alguém das bancadas quando fiz o hat trick com o Inter não foi ‘parabéns’, foi ‘vamos ao quarto’. Esta é a exigência do Benfica.»

Lembrando que ter boas individualidades «não chega», o jogador de 31 anos considera que o atual plantel, apesar de «bastante jovem», tem «grande qualidade, é muito saudável» e com «muita vontade de ganhar títulos».

Do ponto de vista individual, João Mário referiu que tenta ser «sempre uma referência, madura neste caso». «Independentemente da posição, da dinâmica, tudo, o que tento é sempre puxar as minhas qualidades individuais para aquilo que é a ideia do míster, e conheço bem as ideias, já trabalhamos juntos há algum tempo», observou.