Mundial
Mundial
João Aroso deixa seleção: «Foi um privilégio ter vivido e trabalhado na Coreia do Sul»
João Aroso terminou o contrato como treinador-adjunto da seleção da Coreia do Sul, após a eliminação precoce do Mundial 2026, e despediu-se do país onde esteve durante cerca de dois anos.
Numa sentida mensagem de despedida, o treinador português reconhece as dificuldades que teve pela frente no contexto asiático e destaca a aprendizagem e o que de bom significou ser adjunto dos sul-coreanos.
Aroso acompanha assim Hong Myung-bo, que após a eliminação da Coreia do Sul na fase de grupos do Mundial deixou imediatamente o cargo, após ameaças de morte contra ele e a sua família.
Mensagem de despedida de João Aroso:
«Nem tudo está bem quando se ganha, como não está tudo mal quando seperde. Por vezes a distância entre o sucesso e o insucesso é muito pequena edepende de detalhes e até mesmo de um pouco de sorte. Peço desculpa aos adeptos que sempre nos apoiaram. Também eu me sinto frustrado, sobretudo por sentir que o que fizemos como equipa durante estes dois anos nos fazia acreditar que poderíamos ir mais longe nesta competição. Terminado o meu contrato de dois anos, olho para esta experiência como algo que me fez crescer muito como treinador, pela exigência sobre o meu trabalho.Houve momentos de gestão pessoal muito difícil, mas muitos outros fantásticos,sobretudo aqueles passados no campo a fazer o que mais me apaixona - treinar!Estou grato à Federação Coreana de Futebol e ao Selecionador Hong Myong-Bopelo convite e a todo o staff pela forma como me acolheram e me ajudaram na adaptação a uma cultura diferente. A Coreia do Sul é um país com valências fantásticas. A determinação do seu povo transformou um país que era um dos mais pobres em 1953 (fim dos combates entre as Coreias), num dos mais desenvolvidos do mundo atual.Foi um privilégio ter vivido e trabalhado na Coreia do Sul!»
Artigos Relacionados: