João Almeida em ação na Vuelta - Foto: IMAGO

João Almeida resignado: «Só tenho pena de não terem sido os 27km...»

Ciclista português reduziu desvantagem para Jonas Vingegaard em dez segundos no contrarrelógio de 12km... que eram para ter mais do dobro

João Almeida mostrou-se a grande nível na 18.ª etapa da Vuelta, terminando o contrarrelógio de 12km em Valladolid na terceira posição, com menos 10 segundos que o rival direto na luta pela classificação geral: Jonas Vingegaard (Visma).

No final da etapa, o ciclista da UAE Emirates mostrou-se satisfeito, mas confessou que gostava que a tirada tivesse tido a distância original de 27 km - sendo que a etapa foi encurtada devido à previsão de protestos: «Fiz o melhor que pude. Só tenho pena de não terem sido os 27km, mas é o que é.»

«O que teria acontecido se a etapa tivesse os 27km? Nunca iremos saber. A vida é feita de 'ses' e não devemos pensar muito nisso. Penso que devemos estar satisfeitos com o resultado. Como ciclistas, adaptamo-nos bem a qualquer cenário.»

Sobre a confiança que ainda tem na vitória final, com três etapas por disputar, o português não atirou a toalha ao chão: «Vou com a mesma confiança do primeiro dia. Fazemos o melhor que conseguimos. Às vezes, temos dias maus, outros são bons, mas é assim para todos. Precisamos de estar focados e fazer o nosso melhor. No final do dia, é o que podemos controlar.»