«João Almeida disse-me que não estava bem… e destruiu o pelotão»
Após dar um passo muito importante para vencer a Volta à Catalunha, apesar de estarem concluídas apenas duas de sete etapas da prova espanhola, Tadej Pogacar deixou rasgados elogios a João Almeida, que muito contribuiu para a vitória do esloveno na tirada.
«No início da subida, o João disse-me que não estava a sentir-se muito bem, mas quando ele acelerou destruiu todo o pelotão. Durante uns momentos até achei que ele estava tão bem que poderia vir comigo», começou por dizer, depois de ter concluído a etapa com mais de 1m20 sobre os primeiros concorrentes a cruzar a meta depois dele, que atacou a seis quilómetros da meta.
De resto, Pogacar revelou que o português o encorajou a atacar cedo. «Já tínhamos uma pequena vantagem, mas ele disse-me para tentar arrancar a solo para a meta. Eu sabia que ainda era uma distância longa até ao topo, mas senti também apoio [da equipa] via rádio e dei tudo de mim. Também porque achava que aqui [na sala de imprensa], talvez houvesse uma sala quente», atirou com ironia e arrancando gargalhadas, numa tenda gelada na qual falou aos jornalistas, segundo a imprensa especializada.