Isaac del Toro (UAE Emirates) conquistou brilhante vitória na 1.ª etapa do UAE Tour (foto SprintCycling)

Isaac del Toro vence primeira etapa do UAE Tour e assume liderança

Afonso Eulálio foi 13.º classificado com o mesmo tempo do mexicano da UAE Emirates, que começa ganha logo na sua estreia na temporada

Isaac del Toro venceu a primeira etapa do UAE Tour, triunfando num sprint em subida que lhe garantiu não só a vitória, mas também a liderança da classificação geral. A etapa ficou marcada pela queda, no último quilómetro, do velocista Jonathan Milan, vencedor desta tirada inaugural em 2025. O português Afonso Eulálio foi 13.º classificado, com o mesmo tempo de del Toro.

Apesar de uma jornada maioritariamente plana, o final da etapa apresentava uma ligeira inclinação, com os últimos 700 metros a uma pendente de 6%, o que favoreceu os trepadores. Foi nesse cenário que o mexicano Del Toro se destacou, surpreendendo Remco Evenepoel (Red Bull), o seu principal adversário à vitória à geral na corrida dos Emirados Árabes Unidos.

O jovem da UAE Emirates, de 22 anos, aproveitou a oportunidade para antecipar o sprint e conquistar a vitória, somando ainda 10 segundos de bonificação, que confere a camisola vermelha, símbolo de líder da classificação geral nesta prova.

«Para ser sincero, estava a pensar que poderia ser uma hipótese, mas talvez fosse apenas um sonho, não realista. Mesmo durante a etapa, perguntava aos meus colegas de equipa se viam isto bem. É simplesmente inacreditável», disse Del Toro numa entrevista após a corrida.

«Honestamente, não sei exatamente porque é que antecipei o sprint de tão longe, só vi uma oportunidade e não me queria arrepender». Mas o mexicano tinha motivos para tentar, pois claramente tinha pernas para aguentar o ataque até ao fim, embora Cees Bol tenha estado muito perto de o ultrapassar.

«Não sei onde estavam, mas vi a oportunidade e os ciclistas a abrirem espaço para a direita e para a esquerda, por isso acelerei ao máximo», acrescentou mexicano, que entrou da melhor maneira na temporada. «É inacreditável, honestamente, é de loucos. Sinto-me como no Tour Down Under (2024, onde conquistou a sua primeira vitória como profissional), algo que se deseja, mas quando se realiza, é ainda melhor».

Na discussão da etapa, Cees Bol (Decathlon) terminou na segunda posição, enquanto Antonio Tiberi (Bahrain) surpreendeu ao alcançar o terceiro lugar, garantindo também importantes segundos de bonificação.

Afonso Eulálio (Bahrain) ocupa a 14.ª posição, a 10 segundos de Del Toro.

Jonathan Milan (Lidl-Trek) conseguiu terminar a etapa, apesar da queda aparatosa no último quilómetro, e após exames médicos foi dado como apto a continuar em prova.

Na terça-feira, a segunda etapa é um contrarrelógio individual de 12 quilómetros, totalmente planos.