O Inter, finalista da última edição da Liga dos Campeões, não conseguiu vencer o Monterrey do México na sua estreia no Grupo E do Mundial de Clubes. O jogo no Rose Bowl, em Los Angeles, terminou 1-1.

Inter e Monterrey empatam a estrear treinadores

Christian Chivu e Domènec Torrent foram recentemente contratados por italianos e mexicanos; Ramos e Lautaro marcaram

O Inter, finalista da última edição da Liga dos Campeões, não conseguiu vencer o Monterrey do México na sua estreia no Grupo E do Mundial de Clubes. O jogo no Rose Bowl, em Los Angeles, terminou 1-1, apesar do claro domínio dos 'nerazzurri'. O inevitável Sergio Ramos colocou o Monterrey em vantagem aos 25 minutos, e Lautaro Martínez empatou aos 42.

O Inter queria a todo o custo começar com uma vitória, mas na segunda parte um golo de Lautaro foi anulado por fora de jogo, e a defesa do Monterrey, liderada por Sergio Ramos, resistiu ao assalto final do gigante italiano.

O Inter é bicampeão da Taça Intercontinental e venceu o Mundial de Clubes no seu formato anterior, em 2010. A equipa de Milão terminou de mãos a abanar uma temporada em que lutou até ao fim pelo treble. Após a pesada derrota por 5-0 para o Paris Saint-Germain na final da Liga dos Campeões, a equipa despediu-se de Simone Inzaghi, e o ex-internacional romeno Cristian Chivu foi nomeado o novo treinador principal.

O Monterrey qualificou-se para o Mundial de Clubes como vencedor da Liga dos Campeões da CONCACAF em 2021. Na altura, derrotou o Philadelphia Union com um resultado agregado de 4-0. Os "Rayados" podem orgulhar-se de dois terceiros lugares no Mundial de Clubes - em 2012 e 2019.

Este jogo foi o primeiro de Domènec Torrent como treinador principal do Monterrey. O antigo adjunto de Pep Guardiola substituiu Martín Demichelis no cargo.

Sergio Ramos liderou o Monterrey com a braçadeira de capitão, e entre os 11 titulares da equipa mexicana estavam também Sergio Canales, Lucas Ocampos e Oliver Torres. Jesús Corona estava no banco.

Na sua estreia, Chivu apostou no regresso do avançado Sebastiano Esposito, que esteve emprestado ao Empoli, e que fez dupla com Lautaro Martínez no ataque. Kristjan Asllani apoiou Nicolò Barella e Henrikh Mkhitaryan no meio-campo, e os três defesas à frente de Yann Sommer foram Benjamin Pavard, Francesco Acerbi e Alessandro Bastoni.

Problemas físicos deixaram Hakan Çalhanoglu e Denzel Dumfries fora da convocatória, e Marcus Thuram estava entre os suplentes. As novas contratações Petar Sucic e Luís Henrique também entraram do banco.

Nos primeiros minutos, o Inter dominou, mas só conseguiu um remate de longe e muito impreciso de Pavard. O jovem Esposito esteve bastante ativo e mostrou boa ligação com Lautaro Martínez. Asllani também impressionou com a sua capacidade de trabalho no meio-campo.

Aos 21 minutos, Barella fintou um defesa adversário na área e passou para Matteo Darmian, mas este rematou por cima. O Monterrey respondeu com um remate de Ocampos, que foi bloqueado por Acerbi. Após o canto, Sergio Ramos mostrou que não se esqueceu de como marcar golos e, de cabeça, colocou a bola na baliza de Yann Sommer.

O Inter podia ter respondido rapidamente, mas Esteban Andrada defendeu com o pé um remate de perto de Esposito. Os italianos pressionavam cada vez mais o adversário. Pavard participava em todos os ataques e fez mais um remate, mas sem sucesso. Aos 37 minutos, os "nerazzurri" reclamaram um penálti, mas após consulta ao VAR, o árbitro Wilton Sampaio considerou que não houve mão na bola de um jogador mexicano na área.

O melhor jogo do Inter deu frutos aos 42 minutos. Um livre bem cobrado enganou a defesa do Monterrey e Lautaro colocou a bola na rede após um cruzamento rasteiro de Carlos Augusto.

Segundos antes do intervalo, a equipa de Cristian Chivu esteve perto da reviravolta completa, mas Asllani rematou contra a barreira num livre direto.

A segunda parte também começou com uma forte pressão do Inter. Os "nerazzurri" exploravam constantemente os flancos, e Barella desperdiçou uma oportunidade clara aos 54 minutos. Pouco depois, Chivu colocou em campo as recentes contratações Sucic e Luís Henrique no lugar de Esposito e Pavard.

Aos 64 minutos, Sergio Canales teve uma execução magistral de um livre direto, mas a bola encontrou o poste e o Inter escapou. Os nerazzurri procuravam a vitória e Lautaro Martínez colocou a bola pela segunda vez na baliza do Monterrey, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Os ataques do Inter eram muito criativos e os jogadores do Monterrey tinham dificuldades em contrariar. Aos 74 minutos, Barella mais uma vez não conseguiu marcar, e aos 77 minutos Lautaro Martínez recebeu um excelente passe de Federico Dimarco, mas rematou por cima da barra.

No tempo de compensação, os mexicanos ganharam um canto e Ramos voltou à área do Inter, mas os seus companheiros de equipa demoraram a jogar e não cruzaram para o ex-internacional espanhol. Segundos antes do apito final, Deosa, do Monterrey, podia ter dado os três pontos à sua equipa, mas estava em fora de jogo.

O segundo jogo do Monterrey no torneio será no dia 22 de junho contra o River Plate, e o Inter terá como adversário o Urawa Red Diamonds.

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa 

Sugestão de vídeo: