Inspirado em CR7, Tunay luta por um lugar na Bundesliga... de cadeira de rodas
Encarado muitas vezes como a modalidade mais democrática do mundo, o futebol não conhece barreiras de género, classe social, idade e até mobilidade. Mesmo com dificuldades motoras ou cognitivas, qualquer pessoa pode praticar o desporto-rei e sonhar imitar os ídolos que acompanha todas as semanas.
Este é o caso de Tunay Cokbildik. A cadeira de rodas é companheira necessária e contínua desde os quatro anos, quando sobreu um grave acidente de viação. 25 anos depois, A BOLA encontrou-o à porta da unidade hoteleira onde a Seleção Nacional vai estar hospedada, pelo menos menos até ao duelo de quarta-feira frente à Alemanha.
Apesar das limitações motoras, Tunay adquiriu formação superior em Trabalho Social e continuou a praticar o desporto que o une ao ídolo Cristiano Ronaldo: futebol. Nos dois últimos anos, o jovem de 29 anos competiu de Norte a Sul da Alemanhã na Bundesliga, ao serviço de uma equipa de Munique, na modalidade de Powerchair Soccer, equivalente a futebol adaptado.
As barreiras superadas em nome da inclusão chamaram à atenção da UEFA que proporcionou um encontro entre Tunay e Cristiano Ronaldo e outros elementos da equipa das Quinas: «Estou muito contente, não consigo acreditar, desde criança que o apoio, é o meu jogador favorito e o melhor do mundo. Vou estar no estádio e espero que ganhem contra a Alemanha, espero que passem porque tenho bilhetes para a final.»
Vestido a rigor com a camisola vermelha e verde envergada pela Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de 2022, abrilhantada com o nº7 característico de Ronaldo, Tunay avisa-nos: «Eu também jogo futebol com o nº7».
Enquanto Tunay roda para imitar o festejo característico de Cristiano Ronaldo, é possível visionar a mensagem e o código QR consagrados na traseira da cadeira de rodas. O atleta de 29 anos, já convocado para a seleção germânica, conta que foi forçado a lançar uma angariação de fundos online para financiar o sonho de uma vida: adquirir uma cadeira própria para a prática de futebol adaptado, que custa aproximadamente 16 mil euros.
Até ao momento, Tunay pratica Powerchair Soccer graças a cadeiras de rodas fornecidas pelo clube, partilhadas pelos membros. Desta forma, nem todos os elementos podem treinar-se todos os dias e contar com equipamento adaptado às necessidades e características de cada um.
Guiado pelo sonho de adquirir uma cadeira de rodas própria, Tunay já vai para casa feliz: já conheceu Cristiano Ronaldo. Amanhã, a luta pela independência continua.
Artigos Relacionados: