Inter Miami celebra golo na final da MLS frente ao Vancouver Whitecaps - Foto: X da Major League Soccer
Inter Miami celebra golo na final da MLS frente ao Vancouver Whitecaps - Foto: X da Major League Soccer

Histórico: duas assistências de Messi levam Inter Miami à conquista do título

Pela primeira vez na história, a equipa detida por David Beckham vence o campeonato norte-americano

O Inter Miami venceu o Vancouver Whitecaps por 3-1 na final da Major League Soccer e sagrou-se, pela primeira vez na história, campeão norte-americano.

Messi esteve envolvido nos três golos e chegou ao 47.º título da carreira.

O astro argentino distanciou-se ainda mais como o jogador mais titulado da história do futebol.

A primeira parte não teve muitas oportunidades, mas teve um golo cedo. Tudo começou num excelente trabalho indivudal de Lionel Messi pela direita e culminou numa tentativa de cruzamento de Tadeo Allende para Mateo Silvetti, intercetado por Edier Ocampo na direção da própria baliza.

Ainda na primeira parte, Emmanuel Sabbi teve uma grande oportunidade para empatar a partida, mas Rocco Novo Rios impediu o golo.

Inter Miami foi para o intervalo a ganhar, mas sofreu na segunda parte

Após o intervalo, Messi esteve perto de ampliar a vantagem, mas acabou por ser a equipa canadiana a marcar.

Brian White serviu Ali Ahmed que, vindo da esquerda, rematou rasteiro num lance em que o guardião argentino do Inter Miami não ficou muito bem servido.

A partir daí, o jogo abriu e a equipa de Thomas Muller até esteve perto de fazer a reviravolta com um remate de Sabbhi que bateu nos dois postes antes de Maximiliano Picart aliviar a bola para fora.

E, na resposta, Messi lançou Rodrigo De Paul na profundidade e o antigo médio do Atlético Madrid não desperdiçou na cara de Yohei Takaoka.

Já nos descontos, Tadeo Allende fechou as contas da partida após nova assistência de Messi que, mais uma vez, isolou um colega na cara do guarda-redes.

Jordi Alba e Busquets despedem-se do futebol com título indédito

Até final, a equipa de Miami de Jordi Alba e Sergio Busquets - que fizeram o último jogo das suas carreiras de futebolistas - segurou a vantagem e sagrou-se campeã norte-americana pela primeira vez na história.

Para o também ex-Barcelona, Lionel Messi, foi o terceiro título ao serviço do Inter Miami, depois da Leagues Cup em 2023 e da Supporters' Shield em 2024.

Luis Suarez também se sagrou campeão, mas não saiu do banco de suplentes.