História nos Mundiais: nadadora chinesa conquista medalha... aos 12 anos
A nadadora chinesa Yu Zidi fez história ao tornar-se a mais jovem atleta de sempre a subir a um pódio nos Campeonatos Mundiais de natação, ao conquistar, aos 12 anos, a medalha de bronze na estafeta 4x200 metros livres, nos Mundiais Singapura2025. A jovem prodígio, que completa 13 anos em outubro, integrou a equipa chinesa nas eliminatórias e, apesar de não ter nadado na final, viu o seu contributo reconhecido com a atribuição da medalha.
«Estou muito emocionada, é uma grande sensação», afirmou a nadadora, visivelmente comovida após receber a medalha. Zidi, cuja participação foi possível graças a uma autorização especial que lhe permitiu competir abaixo da idade mínima de 14 anos imposta pela World Aquatics, tem sido uma das grandes sensações da competição.
Para além da medalha na estafeta, ficou muito perto do pódio em provas individuais: foi quarta classificada nos 200 metros estilos, a apenas seis décimos do bronze, e também nos 200 metros mariposa. Irá ainda competir nos 400 metros estilos no domingo.
A presença inédita num Mundial aos 12 anos gerou debate no seio da comunidade da natação. Brent Nowicki, diretor executivo da World Aquatics, admitiu que a situação levanta questões sobre os critérios de admissão no futuro. «Não achei que íamos ter esta conversa, mas agora acho que temos de voltar e perguntar-nos: será isto apropriado? É a forma de avançarmos? Não sei a resposta», disse o dirigente, embora tenha elogiado o talento da jovem atleta.
A estafeta chinesa terminou atrás da campeã Austrália e dos Estados Unidos, mas Yu Zidi já garantiu o seu nome nos livros de história da natação mundial, com um feito inédito pela sua tenra idade.