Gyokeres quebra mais um recorde goleador pelo Sporting na Liga
Depois de uma temporada fantástica ao serviço do Sporting, onde conquistou a Liga e contabilizou 43 golos e 15 assistências, para todas as competições (29 tentos e 9 passes decisivos no campeonato), parecia que seria difícil para Viktor Gyokeres melhorar estes números na nova época, mas, para já, está mesmo a superá-los.
No seu jogo de estreia pelos leões, em 2023/24, o sueco bisou frente ao Vizela (3-2), no Estádio José Alvalade, mas acabou por ficar em branco nos três jogos seguintes, até em assistências. Esta época não foi o caso, o avançado já conta com 7 golos e ainda 3 passes decisivos, ou seja, 10 contribuições diretas para golo em apenas 5 jogos oficiais.
O jogador de 26 anos não marcou frente ao FC Porto para a Supertaça, mas conseguiu fazer duas assistências. Já no campeonato português faturou em todos os jogos: marcou e assistiu contra o Rio Ave (3-1), bisou na Madeira frente ao Nacional (1-6), fez o primeiro hat-trick da temporada em Faro com o Farense (0-5) e concretizou uma grande penalidade na receção aos dragões (2-0), no último sábado.
Este registo goleador levou-o rapidamente à liderança isolada da lista de melhores marcadores desta edição da liga - tem mais quatro tentos que o segundo classificado, que é o seu colega de equipa, Pedro Gonçalves - e acabou por também quebrar o recorde do maior número de golos até à quarta jornada no campeonato português, este século. Apenas dois jogadores quase que fizeram igual a Gyokeres e um deles já passou em Alvalade: Fredy Montero e Miklós Fehér, que marcaram seis golos nos primeiros quatro jogos da liga. O colombiano conseguiu esse feito em 2013/14, altura em que igualou o registo do húngaro (ex-Benfica), que o fez pelo SC Braga, em 2000/01.
Neste século, não houve ninguém a marcar tanto como ele até à 4.ª jornada 🥵
— Liga Portugal (@ligaportugal) September 6, 2024
Como avalias o arranque de época do Viktor Gyökeres?#LigaPortugal #LigaPortugalBetclic #SCP pic.twitter.com/zaNrXYL6hS
Os restantes jogadores presentes neste top 10 marcaram todos 5 golos, sendo que apenas Jonas, antigo avançado do Benfica, o conseguiu fazer por duas vezes… a primeira em 2015/16 e a segunda em 2017/18. Os restantes são Rodrigo Pinho, pelo Marítimo (2020/21), Fary, pelo Beira-Mar (2001/02), Jackson Martínez, pelo FC Porto (2014/15), Simon Banza, pelo SC Braga (2022/23), e Simão Sabrosa, pelo Benfica (2002/03).