Gustavo Sá: «Sabemos que vimos de uma fase negativa, mas o grupo continua unido»
FC Porto (1-4), para os oitavos de final da Taça de Portugal, Benfica (0-1), Estrela da Amadora (2-3) e Alverca (0-1), nas 15.ª 16.ª e 17.ª jornadas da Liga, respetivamente. É este o resumo dos últimos quatro jogos do Famalicão.
O momento é, obviamente, negativo, e todo o percurso altamente meritório realizado pelos azuis e brancos do Minho ao longo das últimas temporadas exige uma reação imediata.
E essa resposta será dada já no embate com o Santa Clara, referente à 18.ª jornada do campeonto (a primeira da segunda volta), e que está agendado para as 15h30 de domingo. Quem o garante é Gustavo Sá.
«A equipa está preparada. Foi uma semana em que não houve competição, mas que aproveitámos para descansar e para limparmos a cabeça. Sabemos que vimos de uma fase negativa e esta semana ajudou-nos a manter-nos serenos e tranquilos para o que aí vem. Sabemos muito bem o que temos de fazer. Vamos ter um jogo muito difícil, como é sempre nos Açores, diante de uma equipa muito competitiva. É um sítio onde podemos ter as quatro estações do ano em duas horas e sabemos que vai ser uma batalha e um jogo muito complicado», começou por assumir o capitão, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação dos famalicenses.
O internacional sub-21 português não tem qualquer problema em assumir que os últimos resultados não estiveram de acordo com as exigências do clube, mas essa humildade é também utilizada para dar o mote para a reviravolta. «Temos os caminhos bem delineados, sabemos qual é a nossa ideia de jogo. Simplesmente, tivemos uma má fase. Sabemos que a vamos virar com facilidade, como já aconteceu. Acho que todas as equipas da Liga já passaram ou vão passar por uma fase idêntica à nossa. Temos de dar uma resposta, mas sempre com as ideias da equipa, não nos vamos desviar do caminho que temos e que queremos para nós. Estamos mais perto de ganhar e de sermos felizes seguindo o nosso caminho. Sabemos que temos equipa para ganhar todos os jogos, temos de trabalhar e estar focados nas nossas ideias. Não podemos achar que por termos passado por uma má fase de quatro jogos teremos obrigatoriamente de ganhar e que se não ganharmos é um problema. Temos de manter-nos serenos e tranquilos porque somos uma boa equipa e vamos trabalhar sempre no máximo. Com a mentalidade certa vamos conseguir o que queremos», prosseguiu, antes de reforçar que o espírito no grupo de trabalho é sempre muito positivo: «O grupo continua unido. Claro que aproveitámos este momento para conversarmos e para falarmos de tudo o que tínhamos de falar, em conjunto com a equipa técnica. Somos um grupo forte, unido e com muito talento, e vamos dar uma resposta muito positiva já no domingo.»
E para que a equipa volte a prosperar, será também necessário que as individualidades aumentem os seus registos. Gustavo Sá é sempre sinónimo de golos e de assistências, mas o camisola 20 não se importa que essas estatísticas sejam preenchidas por outros colegas. Até porque, sublinha, o mais importante é sempre o coletivo. «Sempre me considerei um jogador de equipa, às vezes até pode faltar-me um pouco de egoísmo, mas vou ser sempre um jogador de equipa, que quer o melhor para a equipa e que pensa sempre primeiro na equipa. A parte dos números vai sempre aumentar para os jogadores, estou feliz que seja para mim, mas quero que seja para todos. Sabemos que temos equipa para ganhar todos os jogos, temos de trabalhar e estar focados nas nossas ideias», concluiu.