Graeme Souness: «Amorim está a dar uma desculpa a jogadores fracos de espírito»
Graeme Souness avisou Ruben Amorim que a sua comunicação após, sobretudo, cada derrota do Manchester United pode não ser benéfica por se focar muito no mesmo tema: o tempo de adaptação dos jogadores ao sistema de jogo.
«Entrar pela porta e impor o seu estilo de jogo sem avaliar a equipa que tem à sua frente, ou é muito corajoso, ou muito ingénuo. Vai contra tudo o que me ensinaram enquanto jogador, com todos os grandes treinadores com quem trabalhei», escreveu a lenda do Liverpool no Daily Mail: «É estar a dar uma desculpa a jogadores fracos de espírito e eles adoram isso, a culpa é do sistema e não deles.»
O antigo treinador do Benfica admite que alguns jogadores do plantel «não estão em condições de vestirem a camisola do Manchester United, mas a teimosia de Amorim em impor o seu sistema está a dar-lhes essa desculpa para não jogarem se exibirem a bom nível».
«Quando se assume um cargo a meio de uma época, normalmente é porque o clube está em crise, o teto está a pingar, e no United estava a pingar. Quando se chega a esse novo clube como treinador, vê-se com que jogadores se tem de trabalhar e depois adopta-se um estilo que se adequa a eles», apontou o escocês. Com Erik ten Hag, a equipa jogava sobretudo num 4x2x3x1, mas a adaptação para uma linha de três centrais e com dois alas subidos, como Amorim utilizou no Sporting, não está a ter os resultados desejados.
A formação de Diogo Dalot e de Bruno Fernandes soma duas derrotas seguidas na Premier League e quer impedir a terceira este sábado, frente ao Everton. Apesar de críticas como esta, é esperado que Amorim volte a apostar no 3x4x3 como sistema tático inicial.
Artigos Relacionados: