GP Catalunha: Álex cai, Marc ganha, Miguel Oliveira em 10.º no sprint
Marc Márquez conquistou a sua 14.ª vitória em 15 corridas sprint desde o início da temporada de MotoGP, ao triunfar na prova curta no circuito da Catalunha, perto de Barcelona, beneficiando da queda do seu irmão Álex.
O mais novo dos irmãos Márquez controlava totalmente os acontecimentos e liderava com mais de um segundo de vantagem antes de cair na décima curva, na nona das 12 voltas. Este erro 'ofereceu' a vitória ao irmão.
🤯 @alexmarquez73 CRASHES OUT OF THE LEAD#CatalanGP 🏁 pic.twitter.com/SShJaFGsqp
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 6, 2025
Miguel Oliveira, que partiu de 16.º, ganhou logo dois lugares na partida, depois ainda ultrapassou o colega de equipa Jack Miller e o japonês Ai Ogura. Beneficiou ainda das quedas de Marco Bezzecchi, com Fermin Aldeguer a ir também ao chão, também Franco Morbidelli e Jorge Martin. Ainda rodou em 9.º, mas acabou por ceder a última posição de pontos a Ogura.
Both Aprilias taken out in consecutive laps 🤯💥
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 6, 2025
Sprint's over for @Aldeguer54 & Bezzecchi #CatalanGP 🏁 pic.twitter.com/yzLwINNj5e
An unfortunate wipeout 😱💥
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 6, 2025
Franky & @88jorgemartin OUT ❌#CatalanGP 🏁 pic.twitter.com/zJexNrJD1k
Esta queda abre a porta do título a Marc Máquez, que poderá conquistar o título de MotoGP de 2025 já na próxima semana em Misano.
Para isso, o piloto de fábrica da Ducati terá de ter uma vantagem de pelo menos 222 pontos após o Grande Prémio de San Marino, e antes da corrida na Catalunha, ele liderava com 187. Álex Márquez poderá evitar este desfecho se conseguir reduzir pelo menos três pontos da sua desvantagem amanhã, na corrida para a qual partirá da pole-position, com o irmão a partir do terceiro lugar.
Em segundo lugar, atrás de Marc Márquez, terminou Fabio Quartararo, e o pódio da sprint em Barcelona foi completado por Fabio Di Giannantonio. Atrás deles, terminaram três pilotos com motos KTM – Pedro Acosta, Enea Bastianini e Brad Binder, que protagonizaram uma excelente luta entre si e trocaram constantemente de posições. A zona de pontos na sprint da Catalunha foi completada por Johann Zarco, Luca Marini e Ai Ogura.
🥇😱 @marcmarquez93 wins the #TissotSprint as @alexmarquez73 crashes out of the lead
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 6, 2025
Quartararo & @FabioDiggia49 complete the podium 🥈🥉#CatalanGP🏁 pic.twitter.com/3dQU2VS6Vv
Na classificação geral, Marc Márquez lidera com 467 pontos e uma vantagem de 187 sobre o seu irmão Álex. O terceiro lugar, com um atraso de 239 pontos, é ocupado por Francesco Bagnaia, cujo fim de semana desastroso na Catalunha continuou com um 14.º lugar na sprint.
Ao mesmo tempo, a fabricante italiana Ducati assegurou o sexto título consecutivo de construtores no MotoGP.
Reaching the pinnacle once again making it a dream 2025 season for @ducaticorse 🏆🔥#CatalanGP 🏁 pic.twitter.com/rRI01tc1m9
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 6, 2025
A corrida para o Grande Prémio da Catalunha, 15.ª ronda da temporada de 2025 de MotoGP, está agendada para domingo às 15 horas.