Frederico Morais foi afastado no primeiro dia do Ericeira Pro (foto Pedro Mestre)

Frederico Morais eliminado no arranque do Ericeira Pro

O português não passou do primeiro dia da prova do circuito de acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL), tal como os 'convidados' lusos Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Camila Cardoso

Frederico Morais foi eliminado esta segunda-feira no primeiro dia do Ericeira Pro, quarta etapa do circuito de acesso à elite mundial de surf (Challenger Series da WSL), que decorre na Praia de Ribeira d’Ilhas.

O surfista português, antigo top do circuito mundial e um dos principais nomes nacionais, ainda venceu a bateria inaugural da ronda dos 80, mas acabou afastado na ronda seguinte, ao terminar no terceiro lugar do primeiro heat da ronda dos 64, com um total de 10,54 pontos (em 20 possíveis), fruto de ondas avaliadas em 5,77 e 4,77.

Morais ficou atrás do australiano George Pittar (12,87) e do norte-americano Nolan Rapoza (12,74), sendo apenas superior ao costa-riquenho Carlos Muñoz (10,46), num heat muito equilibrado. Apenas os dois primeiros avançavam para a fase seguinte.

Também os portugueses Guilherme Ribeiro, atual campeão nacional e convidado da organização, e Joaquim Chaves, vencedor dos trials promovidos pelo Ericeira Surf Clube, foram eliminados na ronda dos 80.

Afonso Antunes continua em competição no Ericeira Pro (foto Pedro Mestre)

No setor feminino, Camila Cardoso, que no sábado garantira a presença na prova ao vencer os trials femininos, caiu na primeira ronda — a única que se disputou até ao momento para as mulheres.

Afonso Antunes resiste entre os homens

Afonso Antunes é, para já, o único surfista português ainda em prova no quadro masculino. O jovem lisboeta venceu a sua bateria da ronda dos 80 com um total de 12,30 pontos (ondas de 6,50 e 5,80), superando o australiano Tully Wylie (12,23), o barbadense Josh Burke (11,86) e o brasileiro Igor Morais (10,40).

Na próxima fase, Afonso Antunes vai competir na 15.ª bateria da ronda dos 64, frente ao japonês Hiroto Ohhara, ao australiano Morgan Cibilic e ao sul-africano Adin Masencamp.

Três portuguesas ainda por entrar em ação

Apesar da eliminação de Camila Cardoso, Portugal continua representado no quadro feminino pelas surfistas melhor colocadas no ranking da WSL: Yolanda Hopkins (2.ª), Francisca Veselko (5.ª) e Teresa Bonvalot (6.ª), que têm entrada direta na segunda ronda da prova.

O Ericeira Pro é a quarta de sete etapas das Challenger Series e decorre até 5 de outubro, com o período de espera já em curso na icónica Praia de Ribeira d’Ilhas, um dos palcos clássicos do surf europeu.