Alice Marques foi a principal novidade da convocatória anunciada por Francisco Neto para os jogos da Seleção Nacional feminina ante os EUA. Foto: FPF
Alice Marques foi a principal novidade da convocatória anunciada por Francisco Neto para os jogos da Seleção Nacional feminina ante os EUA. Foto: FPF

Francisco Neto: «O cenário ideal é trazer as que estiverem melhores»

Técnico nacional salientou que além das quatro estreias em convocatórias, há mais 'sangue novo' pronto a representar Portugal. Destacou exemplo de Lúcia Alves e comentou as ausências de jogadoras de grande experiência

As várias novidades promovidas por Francisco Neto no lote de eleitas para o duplo compromisso de Portugal frente aos EUA [nos dias 23, quinta-feira, e 26, domingo] marcaram a conferência de imprensa que imediatamente se seguiu, na Cidade do Futebol.

Além das quatro estreias em convocatórias, o técnico ainda deixou um exemplo de que outras, em breve, poderão seguir-se. «Estamos muito atentos - ainda ontem tivemos a Carolina Tristão [16 anos] a jogar uma Champions no Estádio da Luz contra a campeã europeia [Arsenal]. Temos muitas jogadoras jovens a jogar na Liga, com experiência internacional, jogadoras que nos aportam e que estão a fazê-lo muito nos seus clubes, faz sentido aqui estarem», sublinhou o técnico.

Francisco Neto salientou que o caminho não é estanque nem linear e destacou uma das habituais convocadas. «Temos por exemplo a Lúcia Alves, que nunca fez camadas jovens e neste momento já foi a campeonato de Europa, campeonato do Mundo, e está connosco. O trajeto de uma jogadora, para poder chegar a uma Seleção Nacional é este mesmo, os contextos das jogadoras mudam e as jogadoras também», explica.

Francisco Neto não esqueceu as ausências de jogadoras com longo histórico de internacionalizações por Portugal como Carolina Mendes, Andreia Norton e Ana Borges, todas lesionadas, e Telma Encarnação, sobre quem o técnico transmitiu que «tem de ser o seu clube a anunciar o porquê de não estar como opção».

«Como é lógico, infelizmente algumas nem iniciaram a época e ficamos todos muito tristes, gostaríamos muito de contar com elas. Agora, não quer dizer que, se essas jogadoras estivessem disponíveis, não haveria espaço para estas jovens. O cenário ideal será trazer aquelas que são hoje melhores e as que estiverem melhores», garantiu, por fim.