Troféu do Mundial de Clubes - Foto: IMAGO

FIFA pondera play-off entre estes dois clubes para acesso ao Mundial de clubes

León, do México, foi excluído por fazer parte do mesmo grupo que também controla o Pachuca

A FIFA está a considera realizar um jogo de play-off entre dois clubes para apurar o substituto do León no próximo Mundial de clubes. A decisão seria entre o América, tricampeão mexicano de futebol, e o Los Angeles FC (LAFC), dos Estados Unidos.

O León, do México, estava no grupo de Chelsea e Espérance, da Tunísia, mas acabou excluído por fazer parte do mesmo grupo que controla o também mexicano Pachuca.

O encontro seria entre o América, clube da Conmebol mais bem colocado no ranking de clubes, e o Los Angeles FC, que foi vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, vencida pelo León em 2023.

Eis a posição da FIFA:
«A FIFA pode confirmar que está a considerar um jogo de 'play-off' entre o LAFC e o Club América pelo direito de participar no Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA de 2025, substituindo o Léon. O LAFC participaria como vice-campeão do Club Léon na Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, pela qual o Léon se classificou. O Club América participaria como a equipa mais bem classificada no ranking de confederações do Mundial de Clubes da FIFA, pelo qual a classificação também é determinada. Mais detalhes serão fornecidos oportunamente.»

O jogo não está ainda confirmado pois, após a decisão, o León recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto. Para 23 de abril está marcada uma audiência no TAD para avaliar a questão.

FC Porto e Benfica presentes

Vale recordar que FC Porto e Benfica vão participar na competição. Os FC dragões estão integrado no Grupo A, com Palmeiras (Brasil), de Abel Ferreira, Inter Miami (Estados Unidos), de Lionel Messi, e Al Ahly (Egito), enquanto águias vão defrontar Boca Juniors (Argentina), Auckland City (Nova Zelândia) e Bayern Munique (Alemanha).

Sugestão de vídeo: