FIFA cria novo prémio a ser entregue no sorteio do Mundial 2026
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, vai entregar o primeiro «Prémio FIFA para a Paz» durante a cerimónio do sorteio para o Mundial 2026, que vai decorrer no próximo dia 5 de dezembro, em Washington.
Em comunicado, o organismo informou que a distinção foi criada para homenagear «indivíduos que ajudaram a unir pessoas de todo o mundo em paz (...) e que tomaram medidas excecionais e extraordinárias em prol da paz e, com isso, uniram pessoas em todo o mundo... merecendo, consequentemente, um reconhecimento especial e único».
O dirigente tem-se posicionado como um defensor da paz. Em setembro, num discurso, apelou à «paz no mundo» e admitiu que fica com lágrimas nos olhos ao ver as imagens de guerra em Gaza, na Ucrânia e no Sudão.
Além disso, presente na primeira para o cessar-fogo entre Gaza e Israel, no Egito, Infantino incentivou todos os envolvidos no futebol a darem uma oportunidade ao processo de paz na Palestina.
O sorteio para o Campeonato do Mundo que se realizará no próximo ano nos Estados Unidos, no México e no Canadá está agendado para o próximo dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington. A cerimónia tem início previsto para as 16h00, hora de Portugal Continental.
Ao todo, são 28 as seleções já apuaradas para o Mundial 2026: Portugal pode qualificar-se já próximo jogo, diante da Irlanda, em caso de vitória.
Artigos Relacionados: