FIA aumenta a multa máxima para um milhão de euros
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou esta quinta-feira o aumento do valor máximo das multas na Fórmula 1 para um milhão de euros, após uma reunião do Conselho Mundial do Desporto Automóvel, em Genebra, liderada pelo presidente Mohammed Ben Sulayem.
O aumento significativo foi justificado, em comunicado, desta forma: «Havia sido determinado que o valor máximo que uma multa podia ter era de 250.000 euros. Esta quantia não foi revista nem alterada durante, pelo menos, os últimos doze anos e não reflete as necessidades atuais do desporto automóvel.»
FIA Announces World Motor Sport Council Decisions in Genevahttps://t.co/yKfTRRcHSl
— FIA (@fia) October 19, 2023
Deste modo, a multa máxima na F1 passa a ser de um milhão de euros. Para os outros campeonatos mundiais, o valor é agora de 750.000 euros. Nos restantes não mundiais ao abrigo da FIA, o montante mais elevado é de 500.000 euros.
A FIA esclarece que qualquer piloto, passageiro, pessoa ou organização «que não cumpra as prescrições de qualquer regulamento ou qualquer instrução dos responsáveis da prova» está sujeito a ser multado.
A decisão surge após o heptacampeão mundial Lewis Hamilton ter sido multado em 50.000 euros (com metade desse valor suspenso) por, durante o Grande Prémio do Catar, ter atravessado a pista a pé sem ter autorização para tal.