Federer sobre caso Sinner: «Há uma questão que precisa de ser respondida...»
Ainda que esteja fora dos courts de ténis desde 2022, Roger Federer continua a ter voz na modalidade e esta terça-feira opinou sobre o caso de doping que envolve o número um mundial, Jannik Sinner, referindo que é preciso saber por que razão o italiano não esteve suspenso por mais tempo, enquanto não havia «100% de certezas em relação ao que se estava a passar».
«Penso que todos nós acreditamos que o Jannik [Sinner] não fez nada, mas a inconsistência de ele não ter de ficar de fora enquanto eles não tinham 100% de certeza do que estava a passar-se, penso que é essa a questão que precisa de ser respondida», afirmou o suíço ao programa televisivo norte-americano TODAY.
🇨🇭🇮🇹 Roger Federer on Jannik Sinner’s ‘doping’ case:
— Olly 🎾🇬🇧 (@Olly_Tennis_) September 3, 2024
“It’s the nightmare of every athlete and team to have these allegations and these problems because we fill out these forms all day every day. And it lives with you. Every morning when you wake up, you think, ‘Is somebody at… pic.twitter.com/DR6OvtVp9Y
De acordo com o protocolo da Agência Internacional de Integridade no Ténis (ITIA), um jogador que acuse positivo a uma substância proibida é automaticamente suspenso, no entanto, o atleta pode recorrer da decisão para que a sanção seja provisoriamente levantada.
Foi o que aconteceu a Sinner quando acusou duas vezes positivo à substância dopante clostebol, porém, foi apenas suspenso por um dia na primeira ocasião – 4 a 5 de abril – e cumpriu mais quatro dias de castigo (17 a 20 de abril), na segunda ocasião.
«Percebo a frustração [dos outros tenistas], quando pensam ‘será que foi tratado da mesma forma que os outros?’, penso que é daí que vem a fonte da polémica», frisou.
A rapidez do processo suscitou várias críticas de outros atletas que viram os respetivos casos demorarem meses – nalguns casos superou um ano de espera – a obter resposta para um possível recurso às suspensões, tal como aconteceu com Simona Halep, ex-número um mundial que esteve mais de um ano sem competir – desde dezembro de 2022 a março de 2024 - depois de falhar dois controlos antidoping, mas cujo castigo foi efetivamente retirado depois de provar contaminação no Tribunal Arbitral do Desporto.
Refira-se que Jannik Sinner já está nos quartos de final do US Open, tendo encontro marcado com Daniil Medvedev (5.º ranking ATP), que eliminou Nuno Borges nos oitavos, e cujo duelo será disputado na quarta-feira.