Federação gaulesa com plano ambicioso: «Premier League à francesa»
A Federação Francesa de Futebol (FFF) defendeu a extinção da Liga, propondo um plano que visa alterar o modelo de governança da modalidade, tornando-o mais moderno, com semelhanças ao inglês.
Para Philippe Diallo, presidente do organismo, o objetivo é responder à necessidade de reforma da organização do futebol profissional, a começar por modelos de governança, distribuição de receitas e maior controlo para o Estado francês, através da federação. Segundo o responsável, «a crise atual é grave e estrutural».
O objetivo passaria por extinguir a Liga Francesa (LFP), substituindo a mesma por uma empresa na qual seriam acionistas a FFF, com poder de veto em determinados assuntos, e os clubes, com presidente e direção nomeados, e não eleitos, pelos clubes.
Nas funções de «regulador», a federação teria o poder de vetar uma alteração do modelo desportivo e de formato, nas ligas profissionais. Jogadores, treinadores e árbitros seriam representados num Conselho de Supervisão, ao passo que um novo mecanismo fair play financeiro procuraria dar resposta à disparidade entre o PSG e outras equipas, além das dívidas de outros clubes.
Os senadores Laurent Lafon e Michel Savin, que já tinham apresentado proposta de reorganização do futebol profissional francês, com debate agendado para dia 10 de junho, mostraram-se favoráveis à proposta.
O projeto em causa, que visa também criar um canal de televisão, alterar modelos de comunicação, gestão e financiamento do futebol profissional, entrará em vigor a partir de 2026/27.
Sugestão de vídeo: