Jovens atletas polacos sonham com estágio no FC Porto - Foto: D. R.
Jovens atletas polacos sonham com estágio no FC Porto - Foto: D. R.

FC Porto vai receber vencedores de torneio polaco

Maior certame de futebol jovem na Polónia terá como prémio um estágio nas instalações dos dragões

Os 120 vencedores da terceira edição do torneio Z Orlika na Stadion, a maior competição de futebol jovem da Polónia, terão como prémio principal um estágio nas instalações do FC Porto, anunciou a organização do certame.

Os jovens vencedores do torneio polaco terão a oportunidade de treinar na Invicta, sob a orientação dos treinadores portistas, conhecendo a metodologia e a filosofia de formação dos campeões nacionais. O programa inclui, ainda, jogos amigáveis contra as equipas jovens do FC Porto.

Para além dos treinos, a experiência incluirá uma visita à cidade, ao Estádio do Dragão e, se o calendário o permitir, a ida a um jogo da equipa principal, com a possibilidade de ver em ação os internacionais polacos Jakub Kiwior, Jan Bednarek e Oskar Pietuszewski.

Jakub Rutnicki, ministro do Desporto e Turismo da Polónia, destacou a importância da iniciativa: «É muito importante que os jovens jogadores e jogadoras que participam no torneio Z Orlika na Stadion possam ver com os próprios olhos como é a formação nas melhores academias europeias, para manterem vivo o sonho de uma carreira no futebol de elite. No ano passado, os melhores participantes foram a um estágio em La Masia, em Barcelona. No final desta edição, o destino será novamente a Península Ibérica e um clube com representantes polacos no plantel».

Grzegorz Mielcarski, antigo jogador do FC Porto, que anunciou o destino do estágio, elogiou a filosofia do clube que representou entre 1995 e 1999. «O FC Porto aposta há muitos anos na formação, em jogadores que saíram da academia. Na formação, foca-se no desenvolvimento do caráter, da mentalidade, da disciplina, do sentido de responsabilidade e do trabalho árduo. Tudo isto para que um jovem jogador possa suportar o peso da responsabilidade pelos resultados do clube», afirmou o ex-avançado.

As inscrições para o torneio, que estão abertas até 30 de junho, destinam-se a equipas dos escalões de sub-13, sub-14 e sub-15. A competição está dividida em duas categorias para garantir o equilíbrio: Junior, para escolas e equipas amadoras, e Junior Pro, para clubes e escolas de futebol.

A competição arranca em setembro com fases locais por todo o país. Seguem-se as fases regionais e macrorregional em outubro, a decorrer em 16 cidades polacas, culminando na grande final em novembro, que vai reunir as 96 melhores equipas.

De Baía a André Silva: alguns dos jogadores que voltaram ao FC Porto

Galeria de imagens 9 Fotos

A iniciar sessão com Google...