FC Porto lança memorial digital em homenagem a Pinto da Costa
O FC Porto lançou um memorial em homenagem a Pinto da Costa, no dia em que se assinala um ano da morte do histórico presidente dos dragões. Além do memorial permanente, no Estádio do Dragão, o tributo a Pinto da Costa está, a partir de agora, também em versão digital.
Memorial Digital de homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa ✨
— FC Porto (@FCPorto) February 15, 2026
Qualquer pessoa, em qualquer lugar, poderá testemunhar a grandeza do tributo popular 💙
📲Disponível em https://t.co/8aHxHYbFoj pic.twitter.com/4GaNL8SLio
«A 15 de fevereiro de 2025, o universo Futebol Clube do Porto despediu-se de Jorge Nuno Pinto da Costa e, quase de imediato, começou a nascer junto ao Estádio do Dragão um memorial espontâneo e popular de homenagem ao Presidente dos Presidentes. Cachecóis, camisolas, mensagens, flores, bandeiras e muitos outros objetos foram deixados em jeito de tributo ao homem que liderou os destinos do FC Porto durante 42 anos. O memorial popular atingiu uma dimensão tal que o mundo abriu a boca de espanto perante a homenagem», escreveram os dragões.
Um legado eterno. Um ano de saudade ♾️💙#ImortaisPorDireito pic.twitter.com/2BhisaC3G1
— FC Porto (@FCPorto) February 15, 2026
Depois de recolhidos, os objetos foram conservados nas reservas do museu e, parte deles, incluído no memorial permanente, construído no Estádio do Dragão e aberto ao público no último dia 28 de dezembro, data em que Pinto da Costa celebraria 88 anos. A versão digital detalha todo o processo de construção do memorial permanente, recordando ainda testemunhos, mensagens e imagens que marcaram esse período.
«Um ano passou desde o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa e esta é uma das formas de eternizar um legado único, inesquecível e incalculável. Jorge Nuno Pinto da Costa é uma chama que fica. Para sempre Portista», completaram os azuis e brancos.