Análise de Laurindo Filho, treinador de futebol e comentador d'A BOLA.

«FC Porto está na Liga Europa, mas tem nível de Liga dos Campeões»

Martin Hysky, treinador do Viktoria Plzen, teceu fortes elogios aos dragões, a Francesco Farioli e... Samu. Histórico portista em solo checo não é favorável

Mais de um mês depois da última partida oficial, o Viktoria Plzen volta a entrar em campo esta quinta-feira... e a doer. Pela frente, terá o FC Porto, um «desafio enorme» para a equipa que orienta, segundo o treinador Martin Hysky.

«Sabemos o quão forte é o FC Porto, mas estamos preparados. É uma equipa difícil de desmontar, que está na Europa League, mas tem nível de Champions League. Sofrem poucos golos e jogam com muita intensidade, muito no homem a homem. Também são muito fortes no ataque, com jogadores fortes a nível técnico», analisou o técnico checo, na conferência de Imprensa de antevisão ao encontro.

Após tecer elogios ao trabalho de Francesco Farioli — «deu ao FC Porto uma forma muito clara de jogar, é algo que também procuramos» —, Hysky apontou Samu como «a chave» do jogo dos azuis e brancos, mostrando estar alertado para os perigos proporcionados pelo ponta de lança espanhol, que leva três golos marcados em cinco encontros da Liga Europa, esta temporada.

«O Samu consegue marcar golos de qualquer maneira e combina muito bem com os colegas. É uma peça-chave. O FC Porto é favorito, mas jogamos em casa, temos experiência e também temos bons jogadores. Vai ser exigente», antecipou o homem do leme do Plzen.

Matej Vydra, extremo internacional pela Chéquia que deverá ser titular, admite que o frio que se faz sentir no país da Europa central pode «dar alguma vantagem» à equipa da casa. «As condições climatéricas podem ser uma vantagem, mas, dentro do campo, isso não é o mais importante. Vejo o FC Porto como ligeiramente favorito», ressalvou o jogador, desvalorizando as ausências que o Viktoria tem na defesa. «Estamos muito motivados. Não interessa se somos 14 ou 20, todos têm de estar preparados para jogar», rematou Vydra.

O FC Porto não joga na Chéquia desde 2002. Nas três deslocações oficiais ao país, os dragões venceram apenas uma vez, por 2-0, em casa do Sparta Praga, em 1999 — marcaram Drulovic e Mário Jardel. A primeira remonta a 1986, quando a equipa que viria a sagrar-se campeã europeia teve um contratempo em Ostrava, diante do Vitkovice (1-0). Já no mais recente duelo na capital checa, o Sparta vingou-se do desaire de 1999 e venceu por... 2-0, na 2.ª fase de grupos da UEFA Champions League. O treinador dos azuis e brancos era José Mourinho...