Clássico da Taça rendeu muitas multas - Foto: Catarina Morais/Kapta+
Clássico da Taça rendeu muitas multas - Foto: Catarina Morais/Kapta+

Clássico da Taça: FC Porto e Benfica multados em quase 25 mil euros

Conselho de Disciplina revelou penas do recente jogo entre os rivais

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa ao FC Porto e Benfica num total de 24.222 euros por infrações relativas ao clássico referente aos oitavos de final da Taça de Portugal, realizado no Estádio do Dragão. Os azuis e brancos vão desembolsar 17.239 euros, enquanto as águias vão despender 6.983 euros.

Para além das habituais multas pelos cartões amarelos mostrados a jogadores durante a partida, o FC Porto terá de pagar 8.670 euros relacionados com comportamento incorreto do público, nomeadamente por deflagração de pirotecnia, cânticos insultuosos e arremesso de cartolinas na direção de jogadores e staff do Benfica, nomeadamente Simão Sabrosa.

Pelas tarjas contra com Rui Costa e José Mourinho, assim como pela entrada da pirotecnia no Estádio do Dragão (seis flashlights, 24 tochas/potes de fumo e cinco petardos), o FC Porto terá de pagar 3.978 euros, valor acrescido de mais 2.040 euros pelas tochas arremessadas pelos Super Dragões para o terreno de jogo que retardaram o reinício do encontro quando este se encontrava interrompido já na segunda parte.

Além de 357 euros pela entrada na zona técnica de pessoas não autorizadas, o FC Porto vai também pagar 1.530 euros por uso indevido do sistema sonoro por parte do 'speaker' do estádio azul e branco. Em momentos distintos, este, segundo o relatório do delegado da Liga, disse: «E quem não salta é lampião» (repetido três vezes e em dois momentos); «Tudo a saltar, tudo a saltar» com o estádio a responder em uníssono: «Benfica é merda, Benfica é merda» (em dois momentos); e «Porto, Porto, Porto.»

Relativamente ao Benfica, que tem de custear as multas por admoestações disciplinares, refira-se que a ausência de José Mourinho da flash interview à Sport TV (após o ter feito para a RTP) vale uma multa de 5.100 euros. O delegado da Liga detalhou no seu relatório que o treinador apresentou-se, mais tarde, no local previsto, pelas 23h26, mas a equipa de reportagem já tinha saído. «O treinador principal da equipa visitante, após ter prestado declarações em 'Flash Interview' para o Host (RTP), aguardou alguns minutos para fazer o mesmo para a Sport TV, porém como a Flash Interview ao treinador adversário nesta estação de TV estaria a demorar muito tempo, abandonou o local não tendo prestado declarações pra esta estação de TV. Acresce informar que este técnico voltou ao local da Flash Interview às 23:26 horas porém os técnicos da estação de TV já tinham saído do local», lê-se no mapa de castigos.

Os adeptos do Benfica rebentaram ainda um petardo antes do início do jogo, que vale ao clube uma multa de 1.530 euros.