FC Porto: dossiês Namaso e Grujic em aceleração
Assegurado o empréstimo de André Franco ao Chicago Fire, a SAD do FC Porto continua empenhado em tratar de vários dossiês relativos aos jogadores que não entram nos planos de Francesco Farioli para a presente temporada, casos concreto de Namaso, Grujic e Iván Jaime. No caso do inglês, há várias possibilidades em cima da mesa, desde logo o Birmingham, recém-promovido ao Championship inglês, clube que parece recolher o agrado do avançado.
Ainda assim, o jovem internacional camaronês tem sondagens de outros campeonatos e até de Portugal, mas as ofertas pelo seu passe são demasiado baixas, daí que André Villas-Boas esteja a ponderar bem qual será a melhor solução financeira para os cofres da SAD azul e branca. Com a chegada de Luuk de Jong, as possibilidades de Namaso ter espaço na equipa são diminutas e, por via disso, está recetivo a dar um novo rumo à sua carreira, podendo regressar a Inglaterra, mas o destino pode ainda ser outro. O seu caso em específico está em fase adiantada e é provável que nos próximos dias possa haver fumo branco e Namaso tenha autorização do FC Porto para viajar e abraçar uma nova etapa na sua vida profissional, pois no Dragão está completamente tapado por Samu e Luuk de Jong.
Por seu lado, Grujic é outro assunto que os responsáveis azuis e brancos pretendem resolver com celeridade, numa altura em que falta pouco mais de 15 dias para o fecho da janela de transferências de verão na Europa, embora haja mercados que ficam abertos até mais tarde.
Grujic é um dos jogadores do plantel portista que tem um ordenado mais elevado e, nesse sentido, a intenção é mesmo baixar a folha salarial com a sua saída. O ideal seria mesmo uma venda, mas o internacional sérvio pouco jogou na época passada e o FC Porto está disposto a facilitar o adeus perante contrapartidas como percentagens de mais-valias futuras, que garantam encaixe mais à frente.
O Oviedo, de Espanha, voltou à carga nos últimos dias para contratar o médio-defensivo, mas parece não ter condições para oferecer um salário que vá ao encontro do que desejo o jogador. Nessa conformidade, abre-se uma janela de oportunidade para Grujic se transferir para destinos mais exóticos, mormente o campeonato da Arábia Saudita ou Turquia. Tudo vai depender muito da vontade do centro-campista, que aguarda por propostas mais tentadores do ponto de vista económico.