Francesco Farioli, treinador do FC Porto - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA +
Francesco Farioli, treinador do FC Porto - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA +

Farioli desvaloriza vantagem pontual para os rivais: «Não há nada para gerir»

Técnico do FC Porto destacou diferença de comportamento dos azuis e brancos depois do intervalo, abordou estado físico de Gabri Veiga e desvalorizou vantagem para os rivais

Francesco Farioli rubricou uma primeira análise à vitória do FC Porto em Tondela por 2-0, na zona de entrevistas rápidas da Sport TV. O técnico italiano criticou o nível da exibição azul e branca na primeira parte: «Podíamos ter feito melhor. Não chegámos como queríamos às segundas bolas, perdemos muitos duelos, falhámos em situações de 1vs1. Há outra parte que é a iniciativa, a personalidade e o o carácter e na primeira parte não tivemos ao nível que deveríamos estar. O Tondela foi muito organizado e disciplinado no plano de jogo, temos de lhes dar os parabéns.»

Após o intervalo, contudo, Farioli admite que a equipa entrou em campo com uma atitude completamente diferente: «Começámos melhor, num ritmo diferente e em dois minutos colocámos o jogo na direção certa. Marcámos na sequência de um canto, depois pressionámos, recuperámos a bola e marcámos. A segunda parte foi de controlo.»

«Há uma diferença entre fazer as coisas bem e fazer muito bem, mas cobrimos a diferença. É um resultado importante que nos ajuda a continuar no caminho certo», frisou Farioli.

O técnico italiano explicou ainda a gestão de Gabri Veiga, que viajou para Tondela, mas não foi utilizado, devido a queixas físicas. Farioli admitiu que o médio espanhol ainda não recuperou da lesão sofrida diante do Vitória de Guimarães: «[O Gabri] Teve uma grande melhoria nas ultimas 48h, graças ao seu trabalho e ao da equipa médica. Continuaram a tratá-lo até às 17h, quase no autocarro. Tentámos aquecer e correu bem, mas depois quando o efeito dos analgésicos começou a passar sentiu-se a sentir desconfortável e decidi não correr riscos.»

«Tem mais 72h para ficar pronto para o Malmo, senão é outra oportunidade para alguém chegar-se à frente e ajudar a equipa», garantiu Farioli, num recado para o plantel.

Galeria de imagens 12 Fotos

Questionado sobre o crescimento da vantagem pontual para Sporting (cinco) e Benfica (oito), Farioli desvalorizou: «Não há nada para gerir, há que acumular pontos, ganhar jogos, olhar para a frente e focar na nossa jornada.»