Famalicão: ponta de lança que marcou três golos em seis jogos 'pede' mais minutos
Yassir Zabiri está na expectativa para a próxima temporada.
O jovem avançado marroquino, de apenas 20 anos, procura a sua afirmação na elite famalicense e é um dado praticamente adquirido que continuará a fazer parte do plantel orientado por Hugo Oliveira.
O facto de ter tido uma utilização residual em 2024/2025 - realizou apenas seis jogos (cinco para a Liga e um para a Taça de Portugal) pela equipa principal, sempre na condição de suplente utilizado, não impediu Zabiri de dar mostras da sua veia goleadora, uma vez que faturou em três ocasiões: bisou diante do Lagoa (2-0), em partida da 3.ª eliminatória da prova rainha, e faturou na goleada (4-1) imposta ao Aves SAD, na 27.ª jornada do campeonato. Em simultâneo, refira-se, o africano foi sempre dando uma excelente resposta cada vez que alinhou pela equipa de sub-23 do Famalicão, contabilizando seis golos (e uma assistência) em seis encontros realizados.
Com a saída de Václav Sejk, ponta de lança que terminou o período de cedência por parte do Sparta Praga, os azuis e brancos do Minho dispõem, agora, de dois avançados de raiz no seu plantel, casos de Simon Elisor e Yassir Zabiri, pelo que serão, precisamente, o francês e o marroquino os rostos do ataque minhoto em 2025/2026 - a menos que, pelo meio, surja uma oportunidade de negócio que faça a SAD liderada por Miguel Ribeiro avançar para uma outra contratação para o referido posto específico.
Até porque, refira-se, dentro do grupo de trabalho que continuará a ser liderado por Hugo Oliveira há dois jogadores que podem, em caso de necessidade, jogar como referências ofensivas, casos de Óscar Aranda e Sorriso. Tanto o espanhol como o brasileiro, ambos extremos de origem, terminaram a última época com a particularidade de terem sido... os melhores marcadores da equipa: Aranda apontou 9 golos, Sorriso 8.
Recorde-se que, até ao momento, o Famalicão apenas oficializou a contratação de um jogador para a temporada que agora se inicia: Gustavo Garcia, lateral-direito que na época passada esteve ao serviço do Nacional, por empréstimo do Palmeiras.