Médio do FC Porto marcou frente ao Vitória de Guimarães

«Fábio Vieira está afirmar-se e a subir de rendimento»

Médio atingiu o seu segundo melhor registo individual como sénior; Luís Gonçalves, que treinou o criativo na formação do FC Porto, sinaliza esse crescimento do jogador

Fábio Vieira não vai jogar em Braga e a sua ausência é um contratempo para Martín Anselmi. O médio cedido pelo Arsenal demorou um pouco a atingir os níveis que em 2022 levaram o emblema londrino a pagar €35 milhões ao FC Porto para o contratar. 

Além de ser um dos indiscutíveis na equipa, Fábio Vieira atingiu o seu segundo melhor desempenho desde que é sénior. Na primeira época de verdadeira afirmação nos azuis e brancos, 2021/2022, o esquerdino marcou sete golos e fez o incrível número de 16 assistências em 39 jogos. Neste momento leva quatro golos marcados e outras tantas assistências, com influência, portanto, em oito golos da equipa.   

No ano de estreia no Arsenal, Fábio Vieira acabou a época também com o mesmo nível de influência nos golos marcados pelos gunners, mas com mais assistências (6), mas menos finalizações (2).  

Luís Gonçalves, que treinou Fábio Vieira na formação do FC Porto, considera que o médio pode ajudar muito os azuis e brancos no que resta da temporada. «O Fábio tem muita criatividade e pode acrescentar grande valor ao FC Porto, ajudando a resolver jogos, como vimos em Arouca», afirmou o treinador à MDA Now, a sua assessoria de imprensa.  

O Fábio está agora numa fase muito positiva. Espero que mantenha este nível exibicional e que vejamos o regresso do Fábio Vieira que todos conhecemos e apreciamos

O treinador de 53 anos também destacou a irregularidade do FC Porto nesta temporada, marcada por mudanças no comando técnico: «O Fábio teve uma época irregular, mas felizmente tem vindo a afirmar-se e a subir de rendimento. As expectativas eram elevadas quando regressou ao FC Porto, depois de se destacar na equipa principal e de se transferir para o Arsenal. Contudo, os jogadores precisam de estabilidade e regularidade para atingirem o seu melhor nível», sublinhou.  

Luís Gonçalves já desempenhou funções na formação do FC Porto e do Sporting, além de ter sido selecionador de sub-16 da China. No futebol profissional, destacou-se como selecionador de Moçambique e treinador do Interclube de Angola.