Ex-Benfica faz furor em Itália: Nápoles encantado com David Neres
Três golos e três assistências em nove jogos. É este o momento de forma recente de David Neres, extremo que passou pelo Benfica e que está, ao serviço do Nápoles, a revelar-se cada vez mais decisivo. No último domingo fez o golo solitário da vitória dos campeões em título em casa da Roma e a forma como tem aparecido foi destaque para a Gazzetta dello Sport. O jornal italiano teceu vários elogios ao antigo extremo dos encarnados, que representou entre 2022 e 2024, e que foi considerado o melhor em campo no jogo com a Roma, onde marcou o golo decisivo.
A publicação transalpina destaca a «simbiose» entre David Neres e Noa Lang. «Foi o terceiro jogo consecutivo entre campeonato e UEFA Champions League em que a parceria entre ambos na formação 3x4x2x1 se revelou decisiva, convincente e, finalmente, um gosto de se ver. Simbiose tática, amizade fora do campo», diz a Gazzetta, que, em seguida, se foca mais nas conquistas de Neres. «Marcou nos últimos dois jogos que fez no campeonato, dois com a Atalanta e o golo da vitória frente à Roma. Levou o prémio de melhor em campo e uma celebração memorável», relembrando o voo que imitou com os braços mas que o próprio admite não saber bem que animal é.
«A celebração é um voo e é exatamente isso que ele tem feito. É, sem dúvida, o símbolo de ressurgência da equipa de Antonio Conte», prossegue a publicação, que continua com os elogios: «Neres mostrou ser um avançado extremamente versátil. Joga a extremo-direito, extremo-esquerdo, como médio ofensivo (como fez nos últimos três jogos) e até como falso 9, como fez com o Inter. Nunca o havia feito na carreira, mas a experiência levou à vitória frente aos nerazzurri.»
O reaparecimento de Neres, que não marcava desde 4 de janeiro, é também justificado pela Gazzetta dello Sport com a maior liberdade dada ao esquerdino. «A posição favorita dele é no lado direito, na famosa tática de ter extremos 'de pé trocado'. Drible, olho para o golo e criatividade. Assim que ganhou mais liberdade, mostrou-se devastador», explicou a publicação. Tudo isto... com um metro e 70 centímetros de altura: «As performances de Neres contrariam as novas regras do futebol baseadas em altura. Com 1,70 m, tem muita magia e o segredo de nunca olhar os oponentes nos olhos, mantendo a cabeça em baixo e apontando para a baliza com precisão.»