Estoril elimina Benfica e defronta SC Braga na final da Taça da Liga
Vai começar o desempate por penáltis!
90+6': Grande oportunidade para o Benfica! No último suspiro, Di María remata de fora da área, mas a bola bateu no poste direito da baliza de Dani Figueira.
90+5': Substituição no Benfica, com a saída de Rafa para a entrada de Arthur Cabral.
90+4': Grande oportunidade para o Benfica! Passe longo de Di María para a esquerda, Álvaro Carreras penetrou na área e assistiu Rafa, mas Pedro Álvaro faz um corte milagroso e evita o golo das águias.
90+1': Cartão amarelo a Mateus Fernandes (Estoril).
Seis minutos de tempo adicional mínimo
89': Cartão amarelo a Tiago Gouveia (Benfica).
85': Cruzamento da esquerda de Álvaro Carreras e Di María, à entrada da área, a rematar enrolado para defesa tranquila de Dani Figueira.
83': Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Aursnes e Morato para as entradas de Tomás Araújo e Álvaro Carreras.
83': Substituição no Estoril, com a saída de Koba Koindredi para a entrada da Mor Ndiaye.
82': Enorme oportunidade para o Benfica! Jogada entre Di María, Rafa e Marcos Leonardo, com o extremo português a assistir na perfeição o ponta de lança brasileiro, mas o remate do número 36 tirou tinta ao poste direito da baliza de Dani Figueira.
77': Cartão amarelo a Morato (Benfica).
75': Dupla substituição no Estoril, com as saídas de Volnei e Cassiano para as entradas de Pedro Álvaro e Alejandro Marqués.
71': Que corte de Aursnes! O Estoril saiu em transição rápida, com Rafik Guitane a conduzir e, depois, a tentar assistir Rodrigo Gomes, que se esgueirava em velocidade pelo centro do terreno, mas o lateral-direito norueguês do Benfica, na ocasião, último elemento da linha defensiva, a tirar, literalmente, o pão da boca ao número 21 canarinho que, se ficasse na posse do esférico, seguiria completamente isolado na direção da baliza de Trubin.
69': Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Kokçu e Musa para as entradas de Tiago Gouveia e Marcos Leonardo.
68': Remate em jeito de Rafa, à entrada da área, com a bola a sair ligeiramente por cima da barra.
67': Cartão amarelo a Mangala (Estoril).
63': Dupla substituição no Estoril, com as saídas de Wagner Pina e Heriberto Tavares para as entradas de Tiago Araújo e João Marques.
57': Grande oportunidade para o Benfica! Passe de Rafa para Petar Musa, com o ponta de lança croata a rematar para defesa atenta de Dani Figueira.
53': Di María fugiu em velocidade, progrediu vários metros com a bola controlada e serviu Rafa que, já na área, descaído para a direita, cruzou na direção de Musa, valendo ao Estoril, na circunstância, o excelente corte de Bernardo Vital, que cedeu canto.
Primeiros cinco minutos da segunda parte marcados pelo equilíbrio. O Benfica volta a ter mais bola, mas o Estoril mantém-se muito organizado defensivamente.
Não há substituições em nenhuma das equipas. Roger Schmidt e Vasco Seabra decidiram não mexer ao intervalo e, dessa forma, regressaram para a segunda parte os mesmos 22 artistas que tinham sido lançados de início por ambos os técnicos.
45+2': Cartão amarelo a Wagner Pina (Estoril).
45+2': Cartão amarelo a Kokçu (Benfica).
45+1': Cartão amarelo para Roger Schmidt. O treinador do Benfica estava a protestar com a equipa de arbitragem e Cláudio Pereira foi ao banco de suplentes dos encarnados e admoestou o técnico alemão.
Dois minutos de tempo adicional mínimo.
44': De novo o Benfica a cheirar o golo de bola parada! Pontapé de canto batido à direita por Di María e António Silva, ao primeiro poste, desviou de cabeça a rasar a barra.
36': Mais uma enorme oportunidade para o Benfica! Passe de morte de Rafa, a rasgar toda a linha defensivamente estorilista, e Di María, só com Dani Figueira pela frente, rematou para uma extraordinária defesa do guarda-redes da formação canarinha.
34': Petar Musa saiu da sua área de jurisdição - entenda-se, a zona frontal, junto aos centrais contrários - e, ligeiramente descaído para o flanco direito, já dentro da área, rematou cruzado, com alguma potência, mas a bola saiu por cima da barra.
30': Grande corte de Mangala! Passe de João Neves para a esquerda, Morato tirou um cruzamento para o interior da área e quando Petar Musa se preparava para encostar para a baliza, apareceu o defesa-central francês dos canarinhos a intercetar o esférico e a ceder canto. O Benfica já se instalou definitivamente no meio-campo ofensivo e, pouco a pouco, vai somando aproximações relativamente perigosas à baliza contrária.
Partida interrompida para que seja prestada assistência médica a Wagner Pina, lateral/ala direito do Estoril.
24': Outra vez perto do golo o Benfica! Pontapé de canto batido por Kokçu do lado esquerdo e António Silva, ao primeiro poste, cabeceou ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Dani Figueira.
20': Grande oportunidade para o Benfica! Passe longo de Kokçu, Aursnes fugiu pela direita, tirou o cruzamento para o coração da área e Rafa, apenas com Dani Figueira pela frente, rematou para uma enorme defesa do guarda-redes do Estoril.
9': Que corte de João Neves! Koba Koindredi teve uma iniciativa individual absolutamente fantástica, galgou vários metros com a bola controlada, sempre em zona frontal, tirou vários adversários do caminho, e, quando se preparava para rematar à baliza, já à entrada da área, viu o número 87 das águias, num último esforço, fazer um carrinho absolutamente determinante e evitar males maiores para a baliza de Trubin.
7': Di María fletiu da direita para o centro e, já em zona quase central, rematou forte, de pé esquerdo, fazendo a bola sair muito perto do poste esquerdo da baliza defendida por Dani Figueira.
7': Canto da direita de Di María, a bola saiu muito chegada à baliza, mas Dani Figueira, mesmo pressionado por Petar Musa, conseguiu socar a bola e tirar dali o perigo.
5': Livre da meia-esquerda batido por Mateus Fernandes e cabeceamento de Bernardo Vital, ao segundo poste, muito ao lado do alvo.
As três equipas já estão no relvado leiriense. Segue-se a cerimónia de escolha de campo e bola, com os capitães Otamendi (Benfica) e Dani Figueira (Estoril) e depois estará tudo pronto para o início da partida.
Noite amena em Leiria e relvado em boas condições para a prática do futebol. Parecem estar reunidas todas as condições para um grande espetáculo. Assim os artistas de Benfica e Estoril estejam inspirados...
Há também algumas centenas de aficionados do Estoril, algo que foi bem percetível no momento em que ecoou o hino dos canarinhos.
A cerca de 10 minutos do apito inicial de Cláudio Pereira, as bancadas do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, estão já bastante preenchidas e deve confirmar a lotação esgotada anunciada pela Liga Portugal durante a tarde de hoje. O recinto leiriense está, sem grande surpresa, maioritariamente pintado de vermelho e branco...
Já o Estoril tem cinco mexidas na equipa titular que Vasco Seabra havia apresentado na derrota com o Arouca (1-2), no passado sábado, também para a 18.ª jornada da Liga: saem Marcelo Carné, Raúl Parra, Tiago Araújo, Alejandro Marqués e João Marques e entram Dani Figueira, Mangala, Wagner Pina, Cassiano e Heriberto Tavares.
O Benfica apresenta apenas uma alteração relativamente ao onze titular apresentado por Roger Schmidt na vitória diante do Boavista (2-0), em partida da 18.ª jornada da Liga, realizada na passada sexta-feira: sai Arthur Cabral e entra Petar Musa.
As duas comitivas já se encontram no Estádio Municipal de Leiria.
Estoril (treinador): Vasco Seabra
Estoril (suplentes): Marcelo Carné, Raúl Parra, Alejandro Marqués, João Carlos, Pedro Álvaro, João Marques, Michel, Mor Ndiaye e Tiago Araújo
Estoril (titulares): Dani Figueira (C); Volnei, Bernardo Vital e Mangala; Wagner Pina, Koba Koindredi, Matheus Fernandes e Rodrigo Gomes; Rafik Guitane, Cassiano e Heriberto Tavares
Benfica (treinador): Roger Schmidt
Benfica (suplentes): Samuel Soares, Carreras, Neres, Arthur Cabral, Rollheiser, Marcos Leonardo, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Florentino
Benfica (titulares): Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi (C) e Morato; João Neves e Kokçu; Di María, Rafa e João Mário; Musa
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro); Assistentes: Tiago Costa e André Almeida; 4.º Árbitro: João Gonçalves; VAR/AVAR: Fábio Melo e Sérgio Jesus
Já há equipas oficiais!
Será, assim, a segunda enchente em dois dias seguidos em Leiria. Já ontem, a partida entre SC Braga e Sporting levou ao recinto da cidade do Lis 18.504 espectadores, números que corresponderam a 94% da lotação do estádio. Esta noite a presença de adeptos deve ser ainda maior, com as previsões a apontarem para cerca de 20 mil pessoas num dos palcos contruídos para o Euro-2024, ou seja, quase há 20 anos.
Segundo a informação oficial prestada pela Liga Portugal ao início da tarde de hoje, os bilhetes para este duelo entre Benfica e Estoril esgotaram. Desta forma, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, prepara-se para receber nova enchente, prevendo-se cerca de 20 mil espectadores nas bancadas do anfiteatro leiriense.
Na temporada em curso, já se sabe, a Taça da Liga vai mudar de mãos. O FC Porto não conseguiu o apuramento para esta 'final four' - foi eliminado, precisamente, pelo Estoril - e ficará à espera do jogo do próximo sábado para saber a quem 'cede' o troféu. O SC Braga é um dos candidatos, uma vez que já tem presença assegurada na final, o Benfica e o Estoril disputam, esta noite, a outra vaga no jogo decisivo.
Depois de vários anos a tentar chegar à vitória final nesta Taça da Liga, eis que, na época passada, o FC Porto também passou a poder gabar-se de ser detentor do troféu. Os dragões levaram a melhor sobre o FC Porto (2-0) e conquistaram, por fim, um título que há muito desejavam.
Seguiram-se mais dois anos a verde e branco, com o Sporting reconquistar o título... a dobrar: vitórias sobre SC Braga (2020/2021) e Benfica (2021/2022).
O SC Braga não ficou satisfeito com a conquista deste título em 2012/2013 e decidiu repetir a façanha em 2019/2020. Nessa época, os arsenalistas voltaram a celebrar e, curiosidade das curiosidades, batendo novamente o FC Porto na final. E pelo mesmo resultado: 1-0.
Por essa altura, o verde passou mesmo a ser a cor dominante da Taça da Liga e, nas duas temporadas seguintes foi o Sporting a celebrar. Triunfos sobre o Vitória de Setúbal (2017/2018) e diante do FC Porto (2018/2019) e os adeptos leoninos a terem o prazer de passar a ter um novo troféu no museu do clube.
A época 2016/2017 ficou marcada por uma festa verde e branca. O Moreirense, num autêntico dérbi minhoto, derrotou o SC Braga, por 1-0, e entrou também na galeria dos notáveis da prova.
Seguiu-se novo 'reinado' do Benfica, com as águias a levantarem o troféu nas três temporadas seguintes, depois de vitórias sobre Rio Ave (2013/2014) e Marítimo (2014/2015 e 2015/2016).
Em 2012/2013 foi o ano do SC Braga. Os guerreiros do Minho bateram o FC Porto (1-0) e inscreveram, também eles, o seu nome no histórico de vencedores.
Nas quatro temporadas seguintes, o Benfica assumiu o estatuto de 'rei' da Taça da Liga: triunfos sobre Sporting (2008/2009), FC Porto (2009/2010), Paços de Ferreira (2010/2011) e Gil Vicente (2011/2012).
O emblema sadino foi o grande vencedor da primeira edição da prova: na época 2007/2008, o Vitória de Setúbal derrotou o Sporting no desempate por penáltis (3-2).
A Taça da Liga, que esta época está na sua 17.ª edição, já foi conquistada por seis clubes: Vitória de Setúbal, Benfica, SC Braga, Moreirense, Sporting e FC Porto.
A partida desta noite pode culminar com um novo capítulo de história nesta Taça da Liga. Afinal, em caso de vitória sobre o Benfica, o Estoril chega, pela primeira vez no seu historial, à final da competição.
Benfica e Estoril entram em campo a partir das 19.45 horas, no relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, para lutarem pelo segundo bilhete que dá acesso à final da Taça da Liga. Depois de, já ontem, o SC Braga ter garantido a primeira vaga no jogo das decisões - depois de ter vencido o Sporting (1-0), com um golo de Abel Ruiz -, esta noite será a vez de águias e canarinhos medirem forças para ver quem será o adversário dos guerreiros do Minho no encontro do próximo sábado (também às 19.45 horas). A BOLA já está no recinto leiriense e vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre encarnados e estorilistas. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!
Artigos Relacionados: