ESG no Desporto
As estratégias ESG (ambiental, social e de governança) tornaram-se cada vez mais relevantes em várias áreas, incluindo no desporto. Este setor, especialmente o futebol, tem grande influência global e pode ser um poderoso agente de mudança, promovendo práticas sustentáveis e éticas.
As estratégias ESG referem-se a critérios usados para avaliar e gerir as práticas de uma organização nas áreas ambiental, social e de governança. No contexto do futebol, isso envolve ações voltadas para a redução do impacto ambiental dos eventos, a promoção dos direitos humanos e a melhoria das práticas de governança nas entidades organizadoras ou envolvidas em eventos.
A UEFA e alguns parceiros locais assinaram recentemente uma declaração conjunta, comprometendo-se a promover os direitos humanos e a responsabilidade social durante o Euro-2025 feminino que se realizará na Suíça. Esta declaração estabelece a responsabilidade de garantir que o evento seja inclusivo e que tenha um impacto positivo nas comunidades envolvidas.
A UEFA também se compromete a garantir igualdade de oportunidades para todos os participantes e a criar um ambiente acolhedor para jogadoras, treinadores, árbitros e adeptos. Assim, no que diz respeito a esta competição, a UEFA adotará práticas ESG em três áreas principais: redução do impacto ambiental, promoção de direitos humanos e inclusão e governança responsável.
Também a FPF, no âmbito nacional, caminha no sentido de implementar boas práticas de governança na sua gestão. À medida que adeptos e patrocinadores se tornam mais exigentes em relação a práticas sustentáveis e responsáveis, a implementação de estratégias ESG no deporto torna-se uma necessidade para construir um futuro ainda mais positivo.