Oito clubes da 1.ª Divisão nacional do hóquei em patins competem pela Elite Cup

Elite Cup pode dar duelos de gigantes na meia-final

Primeira competição oficial da temporada junta oito clubes do primeiro escalão no último fim de semana de setembro em Odivelas. Sorteio dos quartos foi esta terça-feira

Os jogos FC Porto-Juventude Pacense, OC Barcelos-Oliveirense, Benfica-SC Tomar e Sporting-Sanjoanense constituem os quartos de final da Elite Cup, primeira competição oficial da temporada 2025/26, a disputar entre 26 e 29 do corrente mês de setembro no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

FC Porto e OC Barcelos, favoritos nos seus jogos, em caso de vitória, defrontam-se na meia-final, no dia seguinte (27; às 17h00)), tal como Benfica e Sporting, no segundo duelo desta eliminatória (21h00), se ultrapassarem os seus adversários dos quartos. A final está programada para domingo (dia 28, às 19h00))

O presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, Luís Sénica, em declarações durante a apresentação da Elite Cup, considerou o torneio um «primeiro momento» de competição para as oito equipas participantes, que também disputarão o campeonato nacional de hóquei em patins.

«Acredito que veremos aqui o primeiro momento da grande competição que iremos ter esta época. É aqui que vai iniciar-se a época, é óbvio que os motores estão ainda por aquecer, mas temos a nata do campeonato nacional, as equipas que ficaram nos oito primeiros lugares, 99,9% dos melhores jogadores e acredito que nenhum deles virá a Odivelas só para ver as vistas, virão para competir e para ganhar», analisou o dirigente.

O hoquista do FC Porto, Gonçalo Alves, pronunciar-se sobre as expectativas dos dragões para a prova: «Queremos chegar bem à Elite Cup, da melhor maneira. Temos um treinador novo, que para mim não é assim tão novo, mas que para todos os outros colegas é ainda bastante recente. Há pouco tempo de trabalho até à Elite Cup, mas queremos chegar à final e fazer o melhor que no ano passado», estimou o jogador dos azuis e brancos, que tal como o seu adversário nas meias-finais, Luís Querido, fez parte da seleção portuguesa que se sagrou campeã europeia, comandada por Paulo Freitas, novo técnico portista.

«Temos a ambição de novas conquistas que teremos pela frente. Um clube como o Barcelos tem a ambição de conquistar todos os títulos que disputa e a Elite Cup não foge à regra», afirmou o jogador do OC Barcelos.

Pelo Benfica, vencedor da Elite Cup de 2024/25, Diogo Rafael pretende revalidar o título: «Os objetivos são claros, a ambição é a de revalidar este título, é o primeiro da época, todas as equipas que aqui estão têm a mesma ambição. Nós somos os detentores do título e somos, claramente, o rival a abater, mas tudo faremos para estar na final e revalidar o título».

Pelo Sporting, o porta-voz foi Facundo Bridge, que reforçou a «vontade de ganhar» da sua equipa. «Já começámos a pré-época há bastante tempo, no início de agosto. A equipa tem muitas mudanças, mas os objetivos vão ser sempre os mesmos: vamos entrar nesta prova com vontade de ganhar porque também temos títulos muito importantes para conquistar durante a época», referiu.

A Elite Cup feminina realiza-se nos dias 4 e 5 de outubro, com as meias finais a oporem Benfica e Atlético do Tojal (15h00) e Sanjoanense-Escola Livre de Azeméis (18h00).

Jogos dos quartos de final da Elite Cup masculina
FC Porto-Juventude Pacense 26/09 (14h00) OC Barcelos-Oliveirense 26/09 (16h30) Benfica-SC Tomar 26/09 (19h00) Sporting-Sanjoanense 26/09 (21h30)