«É mais desafiante fazer scouting no Sintrense do que no Leipzig»
De abril de 2020 até outubro de 2023, Felix Kruger foi o coordenador desportivo do RB Leipzig, tendo um papel muito influente nas contratações que o clube da Bundesliga realizou nesse período. Em 2021, a chegada de André Silva foi marcante por várias razões.
«Aconteceu no período do covid-19. Tivemos de nos reunir em Portugal e as restrições eram tão fortes que não pude voar diretamente de volta para a Alemanha; tive de tirar umas férias forçadas em Espanha antes de voltar à Alemanha», conta, comentando depois o que faltou ao português para replicar o sucesso que tivera na época anterior no Eintracht Frankfurt, na qual fez 29 golos em 34 jogos.
«O jogo em Frankfurt estava muito centrado nele, como número 9. Mas nós tínhamos um jogo de maior pressão, que não era o ponto mais forte dele. Ainda assim, foi muito profissional, tivemos uma relação próxima.»
Josko Gvardiol e Dominik Szoboszlai, hoje estrelas no Manchester City e no Liverpool respetivamente, também passaram pelas mãos de Felix antes de darem o salto, com o alemão a lembrar-se de uma conversa com o central croata: «Eu estava presente quando o contratámos, tinha ele 18 anos. Depois esteve um ano e meio no Dínamo Zagreb e eu dizia-lhe que o contratámos quando era um menino e quando chegou a Leipzig já era um homem.»
«Szoboszlai?», continua, «é uma estrela nata, tem uma personalidade fantástica, um remate que é uma autêntica arma. São dois excelentes exemplos de como o conceito do grupo Red Bull funciona bem».
E de Leipzig, Kruger traz para Sintra «uma base de dados de prospeção» ainda que acredite que «é mais desafiante fazer scouting no Sintrense do que no Leipzig, porque tem de se convencer os jogadores sobre a validade de um projeto na 4.ª divisão».
«O que tentarei implementar são os processos, a forma como as coisas são estruturadas, como as pessoas pensam, a ambição, a conexão entre as pessoas, e há muitas boas aulas que aprendi e que espero aplicar aqui», conclui, com ambição para o que o futuro avizinha, debaixo do imponente Palácio da Pena.