Duplo-duplo e 'poster' para Neemias na derrota dos Celtics
Neemias Queta foi titular e fez duplo-duplo na derrota dos Boston Celtics contra os Brooklyn Nets, em casa, por 105-113, em jogo que também contou para a NBA Cup.
Em 30 minutos, o português fez 16 pontos e 12 ressaltos, ainda três assistências e um desarme. Uma das jogadas foi designada 'poster' pela NBA, um cesto 'na cara' de Noah Clowney.
"NEEMIAS QUETA, DEFYING GRAVITY."
— NBA (@NBA) November 22, 2025
POSTER SLAM FROM THE CELTICS BIG MAN 💥
🆚 BKN-BOS • East Group B
🏆 @emirates NBA Cup
📺 NBA League Pass: https://t.co/OhxB85q7y3 pic.twitter.com/E1NFEaWzAe
Neemias Queta with another nice assist tonight, this time to Derrick White for three pic.twitter.com/8x4mMx8cXY
— Danielle Hobeika (@DanielleHobeika) November 22, 2025
Mas o jogo pertenceu aos Nets, com Nic Claxton em evidência: somou 18 pontos, 11 ressaltos e 12 assistências — o seu primeiro triplo-duplo na NBA — e a equipa de Brooklyn conquistou a primeira vitória na Taça NBA, além de pôr fim a sequência de nove derrotas contra os Celtics.
Jaylen Brown foi o melhor marcador dos Celtics com 26 pontos, mas ficou limitado a 32 minutos devido a faltas.
Brooklyn vencia por 71-68 quando o melhor marcador de Boston teve de sair, com cinco faltas, e a sua ausência fez-se sentir - os visitantes lançaram-se para um parcial de 17-4 que permitiu aos Nets alargar a vantagem para 92-77 à entrada do último período. Aí, os Celtics ainda chegaram a ter apenas uma desvantagem de 4 pontos (95-99), mas não conseguiram dar a volta.
Boston caiu para 8-8 na temporada e 1-2 na NBA Cup — está virtualmente eliminado dos quartos de final do torneio.
Jokic melhor que Sengun
Nos outros jogos do dia, destaque para a vitória dos Denver Nuggets em Houston, sobre os Rockets.
Nikola Jokic esteve uma vez mais em evidência, com 34 pontos, 10 ressaltos e 9 assistências, levando claramente a melhor sobre o turco Alperen Sengun, a quem chamam baby Jokic, limitado a 14 pontos (6 em 14 em lançamento de campo), 5 ressaltos e 6 assistências.
Os Nuggets passaram definitivamente para a frente no quarto período, com um parcial de 20-9 que os deixou com seis pontos de vantagem a 23 segundos do fim. Houston não desistiu, ainda reduziu para um ponto de diferença e, depois de Jokic fazer dois lances livres a três segundos do final, ainda teve oportunidade de empatar, mas a tentativa desesperada de Sengun de meio-campo errou o alvo.
Em São Francisco, os Golden State Warriors, apesar de 38 pontos de Steph Curry, foram surpreendidos pelos Portland Trail Blazers (123-127), com Deni Avdija em evidência — 26 pontos e 14 assistências.