Dois portugueses candidatos a melhor treinador do Mundo
Os portugueses Abel Ferreira e Miguel Cardoso, respetivamente treinadores do Palmeiras (Brasil) e do Mamelodi Sundowns (África do Sul), estão entre os 20 finalistas nomeados pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), para melhor treinador mundial em 2025.
Abel Ferreira, que já tinha sido nomeado também em 2022, vive um bom momento no clube de São Paulo; lidera o Brasileirão quando faltam seis jornadas para o final, e tem menos um jogo que os adversários, e garantiu a qualificação para a final da Taça Libertadores — defrontará o Flamengo, a 29 de novembro.
Miguel Cardoso conquistou o campeonato na época passada com os Sundowns e marcou presença na final da Liga dos Campeões Africanos, que perdeu para os egípcios do Pyramids.
Os candidatos foram votados por uma lista de especialistas e jornalistas de 120 países e a avaliação é enquadrada no ano civil, desde janeiro, portanto. Na lista de 20 finalistas da IFFHS estão também, por exemplo, Luis Enrique (PSG), Antonio Conte (Nápoles) e Enzo Maresca (Chelsea).
A decisão do vencedor será anunciada a 10 de dezembro. O último a conquistar a distinção foi Carlo Ancelotti, italiano que liderava o Real Madrid, agora selecionador do Brasil.