Dois a escaldar no Benfica para o FC Porto
Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis, extremo turco e ponta de lança grego do Benfica, foram as duas grandes figuras da equipa na vitória da passada quarta-feira frente ao Farense (3-2), na 27.ª jornada do campeonato. Akturkoglu marcou 2 golos e fez 1 assistência; Pavlidis marcou 1 golo e completou boa exibição frente aos algarvios com 1 assistência.
Os dois atacantes atravessam momento de especial fulgor e prometem colocar em perigo a baliza do FC Porto no clássico de domingo, com palco no Estádio do Dragão, para o campeonato.
Turco e grego têm até motivos extra para quererem ser protagonistas principais nesse jogo, porque no primeiro, em outubro do ano passado (4-1, para a jornada 11 da Liga), o único que os dois têm na carreira contra os azuis e brancos, não conseguiram marcar. Foram titulares, mas Akturkoglu saiu em branco aos 57' e Pavlidis aos 84'.
«Está quase, agora temos de nos focar no próximo jogo, é muito importante, contra o FC Porto», disse Akturkoglu depois da vitória com o Farense, juntando que marcar e assistir é «uma sensação maravilhosa», mas mais importante é a equipa vencer. E o extremo turco tem sido diretamente influente na conquista de pontos esta época, a titular ou desde o banco.
O turco é o terceiro melhor marcador do plantel, com 14 golos, atrás de Di María (15) e de Pavlids (21). Mas, com 9 golos, é o segundo melhor goleador do Benfica no campeonato, perdendo apenas Vangelis Pavlidis, que vai com 11.
Além deste registo, são também os dois jogadores que têm mais assistências nas águias — Pavlidis soma 10 passes para golo e Akturkoglu 9; o médio norueguês Fredrik Aursnes completa este pódio, com 8 assistências.
Os dois avançados estão, efetivamente, com a mira afinada. Akturkoglu marcou 3 golos nos últimos 3 jogos dos encarnados (2 ao Farense e 1 ao Rio Ave) e Pavlidis, para o campeonato, marcou 7 golos nas últimas 8 jornadas, a Estrela da Amadora, Moreirense (2), Boavista, Nacional, Rio Ave e Farense. Só não festejou com Santa Clara e Gil Vicente, desafios em que foi lançado já depois dos 70 minutos.
Este último ciclo de 8 jornadas, com 8 vitórias, é o mais vitorioso da época, igualando o alcançado entre a 5.ª (Santa Clara, precisamente o primeiro jogo de Bruno Lage no banco do encarnados) e a 13.ª (V. Guimarães) jornadas.
«Mais uma vitória ganha como equipa. Passo a passo, continuamos», disse ontem nas redes sociais Vangelis Pavlidis. «Mais um passo em frente. Próximo — o clássico», juntou o guarda-redes internacional ucraniano Anatoliy Trubin; «Seguimos atrás dos nossos objetivos. Vamos por mais, Benfica. Juntos», completou o extremo argentino Di María.
O próximo passo é determinante para as contas do título e, pelas palavras dos jogadores do Benfica, existe foco e sintonia no balneário para o que fazer em campo.
Akturkoglu e Pavlidis são fortes candidatos ao onze titular e neles se vai concentrado boa parte do entusiasmo e esperança dos adeptos benfiquistas.