Distúrbios em fim em Split: polícia procura hooligans pela cidade após dérbi caótico

Rivalidade entre Hajduk e Dínamo estendeu-se após o jogo para fora do estádio, com ataques a agentes da polícia pelas ruas de Slit

O dérbi croata entre Dínamo Zagreb e Hajduk é sempre palco para incidentes e confrontos, e o de hoje não foi exceção, depois de os visitantes vencerem no Poljud por 3-1.

O jornal Slobodna Dalmacija, através de cartas de leitores e relatos de jornalistas, relatou muitos incidentes que escaparam à maior parte dos croatas.

«Nos distúrbios após o dérbi entre Hajduk e Dinamo, houve ataques de hooligans a agentes da polícia. As consequências do incidente são visíveis perto do estádio, no cruzamento da Rua Zrinsko-Frankopanska com a Rua Hrvatske Mornarice/Sedam Kaštela, e ao longo do percurso em direção ao Stari Plac. No entanto, em comparação com os distúrbios da primavera passada, tudo foi muito mais moderado, de menor escala. O que não significa que deva ser ignorado, muito menos tolerado. Os polícias foram alvejados com pedras e garrafas, as grades em frente ao estádio foram derrubadas, equipamentos nas entradas destruídos... Pelo menos um polícia teve de receber assistência médica em frente ao estádio devido a ferimentos. Uma ambulância também foi chamada ao local. Para controlar os causadores dos problemas, a polícia de intervenção fechou temporariamente a Rua Zrinsko-Frankopanska ao trânsito pedonal... Mas agora tudo voltou à normalidade», pode ler-se no Slobodna Dalmacija

O próprio jogo também foi interrompido várias vezes por variadas razões. No início do tempo de compensação da primeira parte, foi brevemente interrompido devido à lesão do central do Dínamo, Kevin Theophile-Catherine, e as câmaras captaram uma faixa exibida pelos adeptos do Hajduk. Continha uma mensagem vergonhosa, referente à Operação Flash, durante a qual 188 soldados e civis sérvios foram mortos e milhares ficaram feridos.

«Em 34 horas, a lição foi dada aos Chetniks. Flash 95»

Até agora, 160 pessoas foram detidas em Split, das quais 140 estão ligadas à rixa massiva entre a Torcida (adeptos do Hajduk) e os Bad Blue Boys (do Dinamo) em Pujanke, hoje de manhã.