Derek Gee conquista O Gran Camiño
O canadiano Derek Gee, da equipa Israel-Premier Tech, venceu a 4.ª edição de O Gran Camiño, corrida de cinco etapas realizada na Galiza, em Espanha, e sucendeu ao dinamarquês Jonas Vingegaard, que dominara a prova nos dois antes anteriores.
Gee confirmou a liderança conquistada na terceira etapa, ao impor-se no contrarrelógio individual de 15,3 quilómetros e que reforçou na jornada rainha, a mais montanhosa, no sábado, com a segunda posição e distanciando os principais adversários pela camisola amarela.
Na derradeira tirada, com final em Santiago de Compostela (159,9 km) e que incluiu três setores de terra batida, Derek Gee terminou integrado no pelotão e selou a vitória na geral com 35 segundos de vantagem sobre o italiano Davide Piganzoli (Polti VisitMalta) e 38 sobre o dinamarquês Magnus Cort (Uno-X), a fechar o pódio.
Cort conquistou o terceiro sucesso em etapas nesta edição da corrida galega, após os somados nas duas primeiras etapas, todos ao sprint em pelotão, e de ter estado dois dias de camisola amarela.
😍 O podio desta cuarta edición.
— O Gran Camiño (@ograncamino_thr) March 2, 2025
🥇@DerekGee7
🥈@DavidePiganzoli
🥉@MagnusCort
Así remata #OGC25 🏁
Moitísimas grazas e todos!@Depucoruna pic.twitter.com/PCa72t4NXT
Depois de concluir a prova, Derek Gee desabafou... «É bastante espetacular cortar a meta no último dia de amarelo. Nada correu mal, por isso é um grande alívio», confessou o canadiano de 27 anos.
O português mais bem classificado nesta edição de O Gran Camiño foi Nelson Oliveira (Movistar), na 28.ª posição, a 9.27 minutos da camisola amarela.
O colombiano Jesus Peña (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) foi o melhor representante das cinco equipas lusas na geral, no 11.º lugar, a 2.51 minutos do vencedor.
Así quedan etapa e xeral deste #OGC25 pic.twitter.com/BqilVf91Y5
— O Gran Camiño (@ograncamino_thr) March 2, 2025