Grupo de trabalho arsenalista procura voltar a sorrir do eterno dérbi do Minho
Grupo de trabalho arsenalista procura voltar a sorrir do eterno dérbi do Minho

Dérbi projetado por lenda: «Acredito numa reação à altura da exigência do SC Braga»

Barroso, nome mítico da história dos arsenalistas, dá o mote para o duelo de sábado com o Vitória de Guimarães. Confiança no processo em curso

É pela voz de um dos grandes nomes da história dos bracarenses que chegam palavras de confiança para o grande dérbi do Minho reservado para esta 6.ª jornada da Liga: José Barroso.

O eterno capitão dos arsenalistas conhece o clube como poucos e está, como tal, totalmente avalizado para projetar o embate de amanhã (20h30) entre Vitória de Guimarães e SC Braga. E mesmo numa altura em que os guerreiros não estão tão bem quanto a massa associativa desejaria, confiança não falta ao antigo médio.

«Claro que será um jogo difícil, mas o SC Braga tem de ganhar. Não só porque é melhor equipa, mas porque tem de dar uma resposta a este momento. Acredito, sinceramente, numa reação à altura da exigência do SC Braga, que é um clube de enorme dimensão», começou por dizer a A BOLA.

O duelo diante do eterno rival é sempre apetecível, independentemente do contexto atual das equipas, e Barroso dá conta desse facto: «Este é aquele jogo que todos querem jogar. É o maior dérbi do Minho. No meu tempo havia muitos jogadores portugueses e da casa, agora já não há tantos. Mas a magnitude destes confrontos continua a ser enorme e também se reflete nos adeptos. Seja em Braga ou em Guimarães, os estádios costumam estar sempre cheios, o que diz bem da paixão das massas associativas.»

Lendário capitão dos bracarenses acredita na retoma (Foto: SC Braga)

A experiência do antigo internacional português leva-o também a analisar os últimos resultados dos bracarenses, nomeadamente os empates com Aves SAD e Rio Ave (ambos 2-2) e o desaire diante do Gil Vicente (0-1), e a sublinhar a sua crença na reação do coletivo. «É imperial que o SC Braga dê uma resposta. Tem uma excelente equipa e só tem de colocar em prática as suas qualidades. Até pode ser um jogo que não seja tão espetacular quanto isso, logo se verá, mas o mais importante nesta altura é o regresso às vitórias e a conquista dos três pontos. Estou sinceramente confiante de que isso vai acontecer porque reconheço imensa qualidade à equipa», antevê.

Confiança no projeto

Apesar de os guerreiros estarem numa fase menos auspiciosa, José Barroso não tem dúvidas de que o caminho que está a ser percorrido vai levar o clube ao sucesso. E as críticas que subiram de tom após a derrota com o Gil Vicente vão acabar por diluir-se com o regresso aos bons resultados, projeta.

«O SC Braga tem um projeto novo, com um treinador novo, e é preciso ter alguma paciência. Com todo o respeito pelo Aves SAD, pelo Rio Ave e pelo Gil Vicente, o SC Braga tinha de ganhar esses jogos, mas é preciso dar tempo para esta adaptação. Estou extremamente confiante que as coisas vão melhorar e que a equipa vai voltar a dar muitas alegrias aos adeptos», finalizou o emblemático jogador.