Antigo internacional sub-21 português pegou de estaca na Pedreira
Antigo internacional sub-21 português pegou de estaca na Pedreira

'Cruzes, canhoto': reforço do SC Braga distribui presentes com laçarote

Leonardo Lelo é quem mais assiste nos guerreiros... e na Liga. Camisola 5 faz jus ao número que enverga e já chegou à mão-cheia de passes mortíferos na presente temporada. Emergiu no meio de reforços de luxo

A SAD do SC Braga adotou uma postura ambiciosa no mercado de transferências de verão, contratou jogadores com cartel internacional e que custaram valores bastante elevados, mas por entre as caras novas do plantel arsenalista há um nome que chegou a custo zero e que tem sido um verdadeiro reforço: Leonardo Lelo.

O lateral-esquerdo, de 25 anos, rumou aos guerreiros depois de ter terminado contrato com o Casa Pia, clube que representara nas quatro épocas anteriores e ao serviço do qual realizara exibições de alto gabarito. E com números de enorme expressão, especialmente se tivermos em linha de conta que se trata de um defesa.

Em representação dos gansos, Lelo contabilizou 142 jogos, mas ainda mais à vista salta o número de assistências que efetuou: 16. E ainda juntou 10 golos. Estes registos, juntamente com a sua competência em todo o processo defensivo, saltaram à vista dos bracarenses e o canhoto rumou à Pedreira no início desta época.

E depois de voar para a cidade dos Arcebispos, Leonardo Lelo não perdeu tempo a impor-se. No início ainda falhou os jogos com o Levski Sofia (0-0) e com o Cluj (2-1), mas rapidamente agarrou o lugar no flanco esquerdo da retaguarda e não mais o perdeu.

Dos 11 encontros oficiais que o SC Braga já realizou na presente campanha, Lelo participou em oito, sendo que em seis deles foi titular. E logo na estreia no onze fez o que melhor sabe: assistir: no duelo com o Tondela (3-0), da ronda inaugural do campeonato, o camisola 5 ofereceu o golo a Vítor Carvalho (24'), primeiro, e a Pau Victor (37'), depois. Estava confirmado que havia um novo dono do lugar.

Os presentes à moda de Lelo até têm direito a laçarote e os embrulhos voltaram a ser feitos nos triunfos diante do Alverca (3-0) e o Lincoln Red Imps (4-0), bem como no empate frente ao Aves SAD (2-2).

São já cinco as assistências de Leonardo Lelo, que, desta forma, está a apenas uma do seu recorde pessoal, alcançado na época 2022/2023, ao serviço do Casa Pia.

E numa perspetiva mais global, apenas Dinis Pinto (Moreirense) pode gabar-se de ter tantos passes mortíferos esta temporada. Lelo é, neste capítulo, um dos reis da Liga.