Comité Paralímpico Internacional levanta suspensões à Rússia e à Bielorrússia
O Comité Paralímpico Internacional (CPI) levantou a suspensão da Rússia e da Bielorrússia, imposta desde 2022 após a invasão russa à Ucrânica.
No sábado, durante a Assembleia Geral do Comité Paralímpico Internacional, em Seul, votou-se primeiro contra uma suspensão total da Rússia, com 111 votos a favor, 55 contra e 11 abstenções, e depois contra uma suspensão parcial, com 91 votos a favor, 77 contra e oito abstenções.
Os membros da Assembleia Geral votaram também contra uma suspensão total da Bielorrússia, com 119 votos favor a 48 contra (nove abstenções), e contra uma suspensão parcial, com 103 votos a favor e 63 contra (dez abstenções).
Esta decisão, escreve a agência Associated Press, abre a possibilidade de um conflito com o orgão regulador de cada desporto antes dos Jogos Paralímpicos de 2026, que se realizam em março, em Milão e Cortina.
«Esta decisão significa que a Bielorrússia e a Rússia recuperam agora todos os seus direitos e privilégios como membros do Comité Paralímpico Internacional», afirmou o CPI.
Recentemente, refira-se, o Comité Olímpico Internacional havia dado luz verde à participação de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Inverno do próximo ano, mas sob bandeira neutra, algo que já aconteceu nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.