Clube local de Espanha ganha lotaria e sonha com... Vinícius Júnior
A vila de La Bañeza, na província de Leão, viveu uma transformação incrível em poucas horas. De um ano difícil, tornou-se um símbolo de esperança graças à famosa lotaria de Natal espanhola. O E Gordo sorriu a um dos povos mais castigados pelos incêndios do último ano. La Bañeza foi castigada nos últimos meses tanto pelos incêndios como pelo encerramento da histórica fábrica de Azucarera, que se traduziu na perda de dezenas de empregos em julho.
O jackpot de 468 milhões de euros foi amplamente distribuído pela comunidade local, uma vez que o clube de futebol da cidade tinha adquirido o bilhete premiado e o tinha disponibilizado a sócios, adeptos e vários estabelecimentos da região.
O presidente da Câmara de La Bañeza, Javier Carrera, confirmou que a distribuição do bilhete pelo clube e outras federações locais garantiu que os ganhos fossem amplamente dispersos pelos cerca de 11 mil habitantes. A equipa, que compete na 1.ª Divisão Regional B de Castela e Leão e está a apenas dois pontos do topo, pode agora ambicionar seriamente a subida à terceira divisão, graças a esta inesperada injeção financeira.
¡YA ESTÁ AQUÍ EL GORDO de la Lotería de Navidad con el número 79.432!#LoteríaRTVEhttps://t.co/jHM6CjjQzT pic.twitter.com/B4HMO0MZje
— RTVE (@rtve) December 22, 2025
Nas celebrações que se seguiram no estádio de La Llanada, o presidente do clube, Gonzalo Prieto, foi ovacionado pelos adeptos e disse que o dinheiro será utilizado «para a melhoria da equipa e também para a cidade», que enfrenta dificuldades económicas.
Num ambiente de festa, Prieto brincou, dizendo: «Se o Vinícius estiver insatisfeito no Real, vamos comprá-lo». O dirigente esclareceu que o prémio será partilhado com «diretores, treinadores, jogadores e os nossos vizinhos», com os seus comentários a refletirem a euforia que reinava na cidade. Contudo, a realidade é que o craque brasileiro do Real Madrid poderia facilmente comprar toda a equipa.