CIES: Samu em destaque, Gyokeres 'desaparece' dos melhores marcadores
O Observatório do Futebol (CIES) fez um estudo sobre os maiores goleadores do futebol mundial, mas sem contar com as cinco principais ligas europeias - as big five, e... sem contar com penáltis. Samu é o único atleta que representa a Liga Portugal na lista.
O avançado do FC Porto ocupa a quarta posição, com um registo de 1.32 golos a cada 90 minutos, portanto, cerca de um golo a cada 71 minutos: tem 8 tentos em 8 jogos no campeonato, esta temporada, em 568 minutos em campo. À sua frente está apenas Lei Wu, do Shanghai, Victor Osimhen, do Galatasaray, e Glushenkov, do Zenit, com números relativamente semelhantes.
Most non-penalty goals per 90', non-big-5 league 🌏
— CIES Football Obs (@CIES_Football) November 19, 2024
🥇 #MaksimGlushenkov 🇷🇺 1.56
🥈 #VictorOsimhen 🇳🇬 1.39
🥉 #LeiWu 🇨🇳 1.33#Omorodion 🇪🇸 #Olunga 🇰🇪 #Glatzel 🇩🇪 #Cauteruccio 🇺🇾 #Pepi 🇺🇸 #Ndiaye 🇸🇳 #Lidberg 🇸🇪@CIES_Football ⚽️ analysis powered by @Wyscout 📈 pic.twitter.com/nPvqe9N5me
Destaque ainda para a ausência de Viktor Gyokeres, o melhor marcador da liga portuguesa, isto porque dos seus 16 tentos pelo Sporting no campeonato, 6 são precisamente de penálti. Ou seja, o sueco precisa de 97.5 minutos para marcar um golo (tem 975 minutos em campo), sem ser de pontapé de penálti, números inferiores aos do espanhol.